
Gazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
Exclusivo: Keirrison recorda duelos na altitude e vê Palmeiras como favorito contra LDU

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
Palmeiras e LDU entram em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Presente no último duelo entre as duas equipes, o atacante Keirrison, que atuou no Verdão em 2009, apontou o favoritismo da equipe de Abel Ferreira e recordou as dificuldades que enfrentou contra o time equatoriano, entre elas a altitude.
Naquela edição do torneio continental, o Palmeiras experimentou a altitude em dois momentos. Na antiga Pré-Libertadores, que contava com apenas uma fase, o Alviverde bateu o Real Potosí, que jogava em um estádio a 3.967 m acima do nível do mar. Na fase de grupos, o Verdão encarou a tradicional LDU, que disputa seus jogos no Estádio Rodrigo Paz Delgado, com uma altitude de 2.850 m.
“Contra o Real Potosí, a gente já sentiu a pressão da altitude. Foi bem difícil já no jogo com o eles, porque realmente é difícil respirar, é difícil você conseguir executar tudo aquilo de performance na questão do jogo, do fôlego… Não porque você não tenha condição física, mas porque é bem diferente da nossa altitude aqui. E a gente já tinha vivido essa experiência com o Real Potosí. Então, com a LDU, a gente já tinha um pouco de noção, mas não de adaptação, porque para se adaptar você precisaria de mais dias, mais tempo no local”, revelou o ex-atacante, em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.
“A gente criou estratégia junto com a comissão, na época, com os médicos, de como a gente se comportaria e como jogaria. Eu creio que a gente não jogaria da forma que jogaria no Brasil ou em outro local com altitude normal. Nós tivemos que segurar alguns momentos do jogo pra poder ter fôlego, respirar melhor, usar muito mais a bola no pé, pra que tivéssemos mais assertividade nos lances e o jogo viesse pro nosso lado pra conseguir o resultado. Mas não é fácil“, completou.
Apesar das estratégias para o duelo, o Palmeiras não conseguiu sair do Equador com um resultado positivo e perdeu por 3 a 2. O confronto era válido pela primeira rodada da fase de grupos. O Verdão se recuperou no torneio e chegou a vencer a LDU no antigo Palestra Itália, por 2 a 0, na quinta rodada, e passou da fase inicial em primeiro lugar. Eliminou o Sport nas oitavas, mas caiu para o Nacional-URU nas quartas.
Pelo retrospecto recente do Alviverde, Keirrison apontou o Palmeiras como favorito do duelo e ao título da Libertadores. O ex-jogador ainda ressaltou os avanços tecnológicos que tornam a experiência de jogar na altitude menos agressiva ao corpo.
“Hoje, com muito mais preparação e tecnologia do que na nossa época, contribui bastante. Eu creio que o Palmeiras já está muito mais preparado nisso e vai fazer com que o time consiga vencer lá na altitude. Eu creio que o Palmeiras — nem preciso dizer — todos sabem o que significa o Palmeiras, principalmente hoje, como estrutura, organização, missão. Minha torcida é pro Palmeiras e sei da capacidade que o clube tem. Já vem fazendo isso há seis, sete anos, em grande nível, sempre chegando em finais e conquistando. Então, pra mim, o Palmeiras é o favorito do campeonato“, concluiu.
O Palmeiras briga por uma vaga em sua sétima final da Libertadores e vai em busca do tetracampeonato do torneio continental. Quem avançar do duelo enfrentará o vencedor do confronto entre Flamengo e Racing.