Leonino
·19 de novembro de 2025
Exclusivo Leonino - Comentador critica Ousmane Diomande e quer mudanças na defesa do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 de novembro de 2025

Em entrevista exclusiva ao Leonino, José Pina abordou a atualidade do Sporting, tal como as pressões do Porto a Fábio Veríssimo. Quanto às opções de Rui Borges, o comentador e adepto do Clube de Alvalade deixou algumas críticas a Ousmane Diomande e pediu reforços para o mercado de inverno.
Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.
J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "
O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.
"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.
José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.









































