Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez | OneFootball

Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·13 de fevereiro de 2026

Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez

Imagem do artigo:Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na noite desta quinta-feira (12), o Corinthians superou o Red Bull Bragantino, em Itaquera, por 2 x 0, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. Os gols corinthianos foram marcados por Gabriel Paulista e Matheus Bidu. Com o resultado, o Alvinegro subiu para a 12ª colocação com três pontos em dois jogos – três gols marcados e dois sofridos.

Antes da entrevista coletiva do técnico Dorival Júnior, o executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, realizou um pronunciamento aos jornalistas presentes e confirmou um acordo pela rescisão amigável com o volante José Martínez. Segundo a TNT Sports, o Alvinegro irá arcar com 30% do seu salário entre fevereiro e dezembro de 2026. Em 2027, ano no qual se encerraria seu contrato, o clube não pagará nenhuma quantia.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

José Martínez, vale lembrar, viajou para a Venezuela ao final de 2025 para renovar o seu passaporte de trabalho. Porém, uma questão diplomática entre o seu país e os Estados Unidos fizeram com que o atleta ficasse ‘preso’ na Venezuela, já que Nicolás Maduro foi capturado pelos norte-americanos. O camisa 70 solicitou a reemissão do seu visto somente no dia 13 de janeiro. Com isso, o elenco corinthiano se reapresentou no dia 3 de janeiro, no CT Dr. Joaquim Grava, e o atleta, por sua vez, acabou perdendo um mês e meio da temporada.

Na última semana, Martínez se reapresentou no CT, porém teve constatada uma lesão no ligamento do joelho. Inicialmente, a ideia era uma rescisão por justa causa, mas, depois, optou-se por uma rescisão de contrato amigável. Marcelo Paz ainda revelou que o Alvinegro irá acompanhar e arcar com os custos da cirurgia do jogador, que deve ficar fora de atuação até o final do ano.

“Todos sabem da situação de dificuldade que tivemos do início do ano, do não retorno dele. Quando houve o retorno, com uma lesão. A gente conversou internamente, diretoria, departamento jurídico, departamento médico, todos, qual medida deveria ser tomada. E se entendeu de fazer um acordo amigável, que está em tratativas finais. O Corinthians teria possibilidade, fatos, matéria para fazer uma rescisão indireta, de fazer realmente um término de contrato unilateral, mas nós optamos por algo amigável e conversado, entendendo o lado humano também do jogador, que vai ter que passar por uma cirurgia.”

“Entendendo um legado que ele deixa no clube também, conquistou títulos. Quando esteve aqui, honrou a camisa. Porém, a questão disciplinar está acima. O clube não poderia deixar passar batido uma situação como essa, que realmente vai contra o que pensa o clube como um todo de comportamento, conduta, como honrar as coisas do Corinthians”, disse.

Depois do diagnóstico de lesão, circularam imagens nas redes sociais de José Martínez disputando uma partida festiva na Venezuela com uma proteção no joelho. Nas cenas, ele aparece mancando, já indicando a contusão no joelho. A situação envolvendo o jogador gerou um desconforto no departamento de futebol, ressaltado pelo técnico Dorival Júnior em todas as suas entrevistas quando questionado sobre a pauta.

Então se decidiu por um acordo que está em tratativa final, está minutando, mas já conversado entre as partes e se fazer um acordo. E o Martínez encerrando seu vínculo com o Corinthians dessa forma. Desejamos boa sorte e boa recuperação a ele. Vamos dar assistência na cirurgia. A cirurgia vai ser acompanhada pelo Corinthians, pelo nosso departamento médico, para que logo depois ele inicie a sua recuperação e o quanto antes possa voltar a jogar futebol. Porém em outro clube. A gente julga ser importante fazer essa fala para que não fiquem dúvidas sobre com a conduta do Corinthians neste caso”, finalizou.

José Martínez foi contratado pelo Corinthians no segundo semestre de 2024 por 2 milhões de dólares (cerca de R$ 10 milhões na cotação da época) junto ao Philadelphia Union, dos Estados Unidos. Desde então, participou da arrancada histórica da equipe no Brasileirão 2024 (do Z4 à Pré-Libertadores e vaga na Copa do Brasil), além de ter sido titular nas conquistas do Campeonato Paulista e Copa do brasil, ambas em 2025, diante de Palmeiras e Vasco da Gama, respectivamente. Em 70 jogos com a camisa corinthiana, foram dois gols e duas assistências.

Veja Mais:

Imagem do artigo:Executivo do Corinthians confirma rescisão amigável com José Martínez

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo