Executivo do São Paulo nega “fracasso” na temporada e garante permanência para 2026 | OneFootball

Executivo do São Paulo nega “fracasso” na temporada e garante permanência para 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·19 de novembro de 2025

Executivo do São Paulo nega “fracasso” na temporada e garante permanência para 2026

Imagem do artigo:Executivo do São Paulo nega “fracasso” na temporada e garante permanência para 2026

Executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa não entende que a temporada do clube foi um fracasso esportivo. O dirigente fez uma breve avaliação do ano do Tricolor e disse entender a frustração dos torcedores em coletiva concedida nesta quarta-feira, no SuperCT.

O São Paulo foi eliminado na semifinal do Paulistão e, posteriormente, se despediu da Copa do Brasil nas oitavas de final. Já na Libertadores, caiu nas quartas de final ao perder para a LDU-EQU. No Brasileirão, agora, a equipe ainda sonha com uma vaga direta na Libertadores, mas está a seis pontos do G7.


Vídeos OneFootball


“Fracasso esportivo não, não concordo. Foi um ano ruim, que não conseguimos cumprir metas como foi nos últimos anos. E é isso que interessa ao torcedor. Não tivemos um ano que possamos dizer que podemos repetir. Entendemos que o torcedor está frustrado, até porque trabalho diariamente com torcedores do São Paulo, assim como eu virei. A gente sabe o impacto emocional que gera, mas temos que entender como fazer isso e como aprimorar esse processo. Na minha opinião, foi um ano ruim por conta das metas não atendidas. Mas fracasso nunca enfrentamos aqui, e espero não enfrentar”, avaliou Rui Costa.

Quando questionado se poderia dar uma nota para a temporada do São Paulo, o executivo de futebol evitou citar um número específico. Apesar disso, ele comprometimento da diretoria ao longo do ano e sobretudo do elenco, que tem precisado se desdobrar devido à onda de lesões que assolou o clube.

“Nota é uma coisa muito específica, muito limitada, para o que é fazer gestão de futebol. Eu não tenho autoridade para dar nota nenhuma. Eles [diretoria] têm autoridade para dar nota ao meu trabalho. O que tenho a dizer é que nunca deixamos de dar o máximo, incluindo especialmente os atletas. Depois, é a questão da aleatoriedade do futebol. Tem 50% disso e 50% de futebol”, comentou.

“Tenho convicção que fomos muito dedicados e comprometidos com esse 50%. Agora, os outros 50% são lesões graves, que não foram causadas por incompetência de profissionais. Sabemos que o torcedor queria disputar tudo. Não tenho como dar nota. Se a nota não foi boa, não faltou trabalho, não faltou rotina diária. Chego cedo e saio tarde, e eles já estão aqui. E depois ainda ficam aqui. Sabemos que o torcedor está insatisfeito, precisa voltara a sorrir, mas tenho certeza que esse grupo de jogadores dignifica o São Paulo”, prosseguiu.

Rui Costa fica para 2026?

Rui Costa também foi questionado sobre sua permanência no clube para a próxima temporada. O diretor admitiu que chegou receber uma oferta do Grêmio, mas garantiu que ficará no clube para 2026.

“Esse contato existiu, é conhecido pelo Belmonte [diretor de futebol] e pelo presidente [Casares], inclusive o detalhes dessa conversa. Tenho uma relação histórica com o Grêmio, mas estou aqui há cinco anos. Em termos de parte dos diretores, é um acolhimento que vai muito além do meu contrato. Hoje, o São Paulo é o clube que mais permaneci, de maior longevidade. Pretendo que essa longevidade me permita estar aqui em uma conquista de Libertadores, Copa do Brasil de novo. Pretendo cumprir meu contrato e ficar aqui por muito tempo”, disse.

Rui Costa tem contrato com o São Paulo até o final de 2026, quando se encerra o último ano da gestão do presidente Julio Casares no clube tricolor.

Imagem do artigo:Executivo do São Paulo nega “fracasso” na temporada e garante permanência para 2026

(Foto: Thais Bueno/Gazeta Press)

Medidas de transparência

A coletiva de Rui Costa faz parte de uma série de medidas que o São Paulo decidiu adotar para trazer mais transparência neste fim de mandato do presidente Julio Casares. O clube passou a abrir treinos à imprensa no CT da Barra Funda e emitir relatórios periódicos sobre temas relacionados à gestão e saúde.

A alta cúpula são-paulina também decidiu que divulgará valores de transferências de atletas e terá uma prestação de contas mais transparente e, sobretudo, frequente.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Corinthians x São Paulo (34ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 20/11 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  1. São Paulo x Juventude (35ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 23/11 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Saiba mais sobre o veículo