Jogada10
·20 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20 de novembro de 2024
Um dos principais nomes do Fluminense na temporada, Fábio demonstra estar bem distante de pendurar as chuteiras. Afinal, mesmo com 44 anos, o goleiro tem se destacado com boas defesas e muita personalidade à frente da baliza. Agora, na reta final do Campeonato Brasileiro, o atleta pode novamente ser decisivo para ajudar o Tricolor a permanecer na elite nacional.
Diante do Internacional, no Beira-Rio, o arqueiro ficou de fora de uma partida pela primeira vez desde o início da competição. O substituto Vitor Eudes até tentou evitar a derrota por 2 a 0, porém viu a equipe demonstrar fragilidades sem a presença de seis titulares. Além do arqueiro, Thiago Santos, Arias, Ganso e Kauã Elias também estavam suspensos.
Dono da posição e oitavo goleiro com mais partidas pelo clube, Fábio é um dos pilares da equipe do técnico Mano Menezes. Diante do Cruzeiro, no Maracanã, o arqueiro reencontrou o técnico Fernando Diniz e foi o melhor em campo com intervenções cirúrgicas nos momentos de aperto, sobretudo no primeiro tempo.
Em outro grande momento em 2024, defendeu as cobranças de Nathan e Cristaldo, ambos do Grêmio, e garantiu a vaga nas quartas da Libertadores. Com 37 pontos, no Brasileirão, o time está fora do Z4 por causa do número de vitórias, mas confia no talento do goleiro e no fator casa (três jogos no Maracanã) para evitar a queda.
De acordo com o portal “Sofascore”, o experiente jogador está no Top 5 dos goleiros com mais defesas difíceis no Campeonato Brasileiro de 2024. Até o momento, já foram 117 intervenções, atrás apenas de João Ricardo, do Fortaleza, adversário da próxima sexta (22), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, e Léo Jardim, do Vasco.
Com mais de 700 jogos na história do Brasileirão, somando os jogos que fez também por Vasco e Cruzeiro, Fábio já entrou para a história da competição. Além disso, é o jogador que mais disputou edições (23) e o mais velho a disputar uma partida (44).
Apesar das grandes atuações, o goleiro fez um pênalti, que tirou dois pontos do Tricolor no duelo com o Grêmio, no Maracanã. Mesmo assim, tem muito crédito com a torcida desde que chegou ao clube em 2022, com títulos e grandes atuações. É uma peça essencial para que a equipe consiga evitar o rebaixamento e salve a temporada.
Titular absoluto, o jogador completou 54 partidas na temporada, 182 com a camisa do Fluminense. Na carreira, o arqueiro tem uma Copa América, uma Libertadores, uma Mercosul e uma Recopa. Além disso, três Brasileiros, três Copa do Brasil, três Cariocas, sete Mineiros e um paranaenses.