Facundo Torres é mais um talento sul-americano que arruma as malas para a MLS, contratado por valor recorde pelo Orlando City | OneFootball

Facundo Torres é mais um talento sul-americano que arruma as malas para a MLS, contratado por valor recorde pelo Orlando City | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Trivela

Trivela

·25 de janeiro de 2022

Facundo Torres é mais um talento sul-americano que arruma as malas para a MLS, contratado por valor recorde pelo Orlando City

Imagem do artigo:Facundo Torres é mais um talento sul-americano que arruma as malas para a MLS, contratado por valor recorde pelo Orlando City

O bom desempenho do Peñarol em 2021, com a conquista do Campeonato Uruguaio e a campanha até a semifinal da Copa Sul-Americana, contou com a contribuição decisiva de alguns jovens. Facundo Torres foi uma dessas revelações aurinegras, com ótimas demonstrações de talento pela ponta esquerda, especialmente pela habilidade de sua canhota e pela qualidade para bater na bola. O rapaz de 21 anos ganhou suas primeiras convocações para a seleção uruguaia e estava claro como logo deixaria o país por uma proposta gorda. Quem o levou foi o Orlando City, num negócio que custou US$9 milhões. É mais um talento sul-americano que desembarca na MLS, num movimento cada vez mais constante.

Cria da base do Peñarol, Facundo Torres começou a ganhar chances no time em 2020 e logo se tornou titular. O ponta esquerda apresenta um futebol incisivo e de muita criação, que rendeu cinco gols e cinco assistências no Campeonato Uruguaio. Já em 2021, Facundo seria ausência por lesões e convocações, mas ainda assim fez seis gols e deu sete assistências na liga nacional. Um dos tentos seria na decisão contra o Plaza Colonia, em empate por 1 a 1 que terminou no título aurinegro nos pênaltis. Pela Copa Sul-Americana, o prodígio ainda guardou quatro gols, sendo uma das principais armas do time ao lado de Agustín Álvarez Martínez.


Vídeos OneFootball


Facundo Torres também fez parte das seleções de base do Uruguai, mas deu um salto rápido na equipe de Óscar Tabárez. A primeira convocação aconteceu em junho, para as Eliminatórias, e o garoto já seria titular na segunda partida. Ao longo da Copa América, o ponta foi um nome constante entrando no segundo tempo dos jogos da Celeste. Também ganharia espaço na sequência recente das Eliminatórias, mas sem muito destaque por conta do momento ruim do time. E permaneceu na lista durante a primeira convocação de Diego Alonso neste mês de janeiro.

Diante de tamanho impacto, a venda de Facundo Torres era esperada pelos torcedores do Peñarol. Nesta segunda-feira, o Orlando City oficializou a transferência. Esta é, com sobras, a contratação mais cara já feita pelo clube da Flórida – que, em sua história na MLS, é mais conhecido por ter apostado em medalhões como Kaká e Nani. Do outro lado, é a quarta maior venda do Peñarol, que ainda permanece com 30% de um negócio futuro, caso o Orlando venda o ponta por mais de US$8 milhões.

“Estou contente por mim e por minha família, é um passo novo em minha vida. Fico com a dor de sair do clube que amo, mas espero voltar em algum momento. Não quero me esquecer da gratidão dos torcedores, pelo carinho que me deram. Sair da base, para que me pedissem fotos com tanto afeto, foi incrível”, declarou Facundo Torres, em sua despedida. Vai compor uma legião com outros 12 uruguaios na MLS, com destaque a Brian Rodríguez no Los Angeles FC, outra revelação do Peñarol. O próprio Orlando City conta com o meia Mauricio Pereyra e o volante César Araújo – este, aos 20 anos, recém-contratado do Montevideo Wanderers.

Facundo Torres, além do mais, engrossa um movimento cada vez mais comum também de jogadores jovens do Brasil, da Argentina e dos demais países sul-americanos. Se antes muitas promessas buscavam clubes medianos da Europa até cavarem seus espaços em equipes maiores, a MLS agora é vista como um possível trampolim. Talvez esses garotos não tenham bola para vestir a camisa de um clube de ponta das principais ligas, mas a qualidade de vida nos Estados Unidos e o salário alto servem de atrativo. Facundo é mais um que tentará dar esse salto, com a certeza de que os prodígios uruguaios nos EUA seguem visados pela seleção – como o próprio Brian Rodríguez.

Saiba mais sobre o veículo