Zerozero
·13 de janeiro de 2026
Fafe x SC Braga: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 de janeiro de 2026

A Taça de Portugal regressa esta quinta-feira com um derby minhoto nos quartos de final da competição A AD Fafe recebe o SC Braga, num desafio que opõe as ambições de uma equipa da Liga 3 ao peso e qualidade de um clube da Primeira Liga.
A AD Fafe, orientada por Mário Ferreira, chega a este duelo depois de um percurso de sonho na Taça, que já os levou a afastar duas equipas do primeiro escalão: o Moreirense (1-0) e Arouca (2-1). A formação da Liga 3 tem sabido aproveitar bem o fator casa e chega a este jogo coma determinação competitiva de poder eliminar um histórico do futebol português.
Os fafenses destacam-se pela solidez defensiva e pelo aproveitamento eficaz das oportunidades que criam, especialmente em jogos no seu estádio, onde somaram sete vitórias nos últimos oito encontros. Este registo caseiro confere à equipa confiança para encarar o SC Braga sem complexos e com a motivação nos níveis mais altos.
Do outro lado, o SC Braga chega a Fafe com estatuto de favorito natural. A equipa arsenalista, orientada por Carlos Vicens, tem vivido uma época de altos e baixos. Os bracarenses chegam a este jogo depois de uma dura derrota na final da Taça da Liga, diante do grande rival Vitória SC.
A temporada do SC Braga tem sido atribulada especialmente fora de portas. Nas últimas duas partidas a jogar na condição de visitante, os arsenalistas empataram com o Estrela da Amadora e perderam diante do Estoril Praia.
No aspecto histórico, os encontros entre AD Fafe e SC Braga não são frequentes, mas a última vez em que se enfrentaram resultou num triunfo tranquilo do SC Braga por 4-1 fora de casa, evidenciando o fosso entre os dois emblemas em termos qualitativos.
Mário Ferreira em discurso direto: «Vamos ter um jogo com um adversário que temos de respeitar e entender, pelo seu posicionamento no futebol português, mas não temos de fazer disso algo que nos vá pressionar. Queremos desfrutar deste momento com responsabilidade, respeitando o adversário e colocando em prática o nosso plano de jogo, sendo competitivos em todos os momentos, unidos e mentalmente fortes.»
Carlos Vicens em discurso direto: «Ainda há muito por jogar. Vamos ter oito jogos em 25 dias e temos que nos concentrar no presente e dar o melhor possível. Amanhã (quarta-feira) é o jogo mais importante da temporada. Temos de ir jogo a jogo e não olhar para longe para não tropeçar.»
Fafe: Tiago Martins, Diogo Castro, Leandro Teixeira, João Batista, João Vigário, Vasco Braga, Filipe Cardoso, João Oliveira, Picas, Carlos Daniel, João Santos
SC Braga: Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Víctor Gómez, Gorby Baptiste, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta
Fafe ( vs S. João Ver 2026-01-10): Tiago Martins, Diogo Castro, João Batista, Leandro Teixeira, João Vigário, Filipe Cardoso, João Oliveira, Vasco Braga, Picas, João Santos, Carlos Daniel
SC Braga ( vs Vitória SC 2026-01-10): Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Víctor Gómez, Florian Grillitsch, João Moutinho, Mario Dorgeles, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta









































