Fair-Play raro, virada heroica, ippon... Juventude e São José protagonizam confronto épico no Gaúcho | OneFootball

Fair-Play raro, virada heroica, ippon... Juventude e São José protagonizam confronto épico no Gaúcho | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·10 de fevereiro de 2026

Fair-Play raro, virada heroica, ippon... Juventude e São José protagonizam confronto épico no Gaúcho

Imagem do artigo:Fair-Play raro, virada heroica, ippon... Juventude e São José protagonizam confronto épico no Gaúcho

Pode ter passado fora do radar para muita gente, mas o confronto entre Juventude e São José acabou por ser puro "suco de entretenimento". Com futebol em seu estado mais puro - para o bem e para o mal - a peleja das quartas de final do Gaúchão terminou já como candidata as mais memoráveis de 2026.

Nada, na realidade, levava o espectador a acreditar neste desfecho. Mesmo aquele que acompanhou a primeira parte, embora já com amostras de que poderia ser uma noite fora do comum - um choque assustador que levou o goleiro Fábio Rampi ao hospital de ambulância e uma expulsão precoce, de Keverton, do São José, ainda antes do intervalo.


Vídeos OneFootball


A segunda etapa, no entanto, foi uma coleção de eventos épicos, mesmo que nem todos exatamente positivos. A começar pela superação do São José. Com um jogador a menos em campo, o Zequinha simplesmente abriu dois gols de vantagem, com Diney e Lucas Grafite. Um placar completamente inesperado.

O Juventude poderia ter reagido antes, quando o placar ainda marcava 1 a 0. Mas o fair-play de Alisson Safira impediu o empate. O atacante alviverde sairia de cara para o gol quando seu marcador caiu sozinho no chão lesionado... Mas preferiu não seguir com o lance, para desespero de boa parte dos torcedores presentes, que não gostaram da fidalguia do seu atleta.

A reação Jaconera começou de verdade com Mandaca, aos 33 minutos da segunda etapa. Mas o São José suportaria até os minutos finais. Os gols do empate e da virada saíram nos dois minutos finais de partida, despoletando um misto de emoções dos dois lados, e de acontecimentos inacreditáveis. Provocações, expulsões e até um ippon digno de ouro olímpico.

Abaixo, as curiosas provocações que deram início à confusão generalizada, que pode ser vista no vídeo mais longo com o gol da virada.

Saiba mais sobre o veículo