😤 Fala machista é criticada até por mãe e esposa, e jogador se retrata | OneFootball

😤 Fala machista é criticada até por mãe e esposa, e jogador se retrata | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·22 de fevereiro de 2026

😤 Fala machista é criticada até por mãe e esposa, e jogador se retrata

Imagem do artigo:😤 Fala machista é criticada até por mãe e esposa, e jogador se retrata

Após a eliminação do Red Bull Bragantino nas quartas de final do Campeonato Paulista, com a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, o zagueiro Gustavo Marques, autor do gol do time de Bragança, gerou forte polêmica ao fazer declarações de cunho machista contra a árbitra da partida, Daiane Muniz.

Ainda no gramado, em entrevista à TNT, o defensor criticou a escalação de uma mulher para apitar um jogo daquele porte. "Primeiramente, eu quero falar da arbitragem porque não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo desse tamanho", disparou Marques.


Vídeos OneFootball


O jogador ainda culpou a arbitragem pela eliminação, citando um suposto pênalti não marcado em Juninho Capixaba nos minutos finais. "Era o sonho da gente chegar à semifinal ou até à final, mas ela acabou com o nosso jogo. Eu acho que a Federação Paulista tem que olhar para os jogos desse tamanho e não colocar uma mulher. Todo respeito às mulheres do mundo, eu sou casado, eu tenho minha mãe, então desculpa se estou falando alguma coisa para as mulheres", completou.

Diante da repercussão imediata, Gustavo Marques procurou a imprensa na zona mista para se retratar. Ele revelou ter pedido perdão diretamente a Daiane Muniz e à assistente de arbitragem.

"Estou aqui para pedir perdão para todas as mulheres do Brasil, do mundo. Eu sei que sou ser humano, todo ser humano erra. Naquele momento, eu estava com a cabeça quente, estava nervoso, falei coisa que eu não deveria", afirmou o zagueiro, acrescentando que foi repreendido pela própria esposa e pela mãe.

Pedi perdão pra Daniela [Daiane* Muniz] e para a assistente dela. Peço perdão a todas as mulheres. Estou mal, triste. Minha esposa e minha mãe já me xingaram.

Segundo o jogador, a árbitra aceitou as desculpas, mas o alertou sobre o peso de suas palavras.

O Red Bull Bragantino também se pronunciou após as declarações machistas do zagueiro Gustavo Marques.

Posicionamento da Federação Paulista

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu uma nota oficial expressando "profunda indignação e revolta" com as falas do atleta, classificando a declaração como "primitiva, machista, preconceituosa e misógina".

A entidade defendeu a qualidade técnica de Daiane Muniz, que pertence aos quadros da FPF, CBF e FIFA, e reforçou seu compromisso em ampliar o número de mulheres na arbitragem – atualmente são 36 profissionais no estado.

Por fim, a FPF informou que encaminhará as declarações de Gustavo Marques à Justiça Desportiva para as devidas providências.

Saiba mais sobre o veículo