MundoBola Flamengo
·07 de setembro de 2025
Falso 9 concorda com Bielsa e mostra por que Arrascaeta vive 'prime'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·07 de setembro de 2025
A declaração de Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai, sobre Arrascaeta, chamou atenção. Ele parabenizou o Flamengo, afirmando que o Arrascaeta de hoje é diferente do que ele conheceu antes. O craque rubro-negro abriu bem a Data Fifa.
"Hoje, é um jogador como tinha ouvido falar. Este ano, pude vê-lo de acordo com o que falam durante sua trajetória. E o que ele fez na seleção é muito valioso, mas o que faz no Flamengo, jogando duas vezes por semana, marcando gols, dando assistências, é um jogador que nesta versão é muito bom", disse Bielsa.
O analista tático Victor Nicolau, do canal Falso 9, concordou com o treinador argentino. De acordo com Victor, o uruguaio vive, sim, o melhor momento da carreira. E corrobora com a aspa de Bielsa explicando o porquê.
"Na minha opinião, o Arrascaeta vive o seu prime. É o seu melhor momento na carreira. Vou mostrar o porquê ele vive esse prime. As partidas disputadas por ele já supera o ano de 2021, e está muito perto de 2020. Esse ano, ele pode fazer até 68 jogos se ele for convocado para todos os jogos, o Flamengo avançar na Libertadores até a final. Jogar Mundial, e ele jogar todas. A minutagem dele também já superou 2021. Ainda não superou 2020 porque ele era utilizado muito mais. Nessa temporada, a minutagem dele vem sendo a média mais baixa desde que chegou ao Flamengo", inicia.
Com Filipe Luís, o Camisa 10 está cada vez mais agressivo. Ele tem marcado muitos gols, o que leva o analista a acreditar tem sido mais flecha do que arco.
"Costumo dizer que ele é mais flecha do que arco. É mais decisivo em gols, às vezes, numa assistência final, mas muito mais dentro da área, do que construindo jogadas. O Arrascaeta, nesse time de 2025, tem a maior média de gols. Meio gol a cada 90 minutos. A gente olha o lado 'arco' dele. Está cada vez menos arco, por estar cada vez mais adiantado em campo. O lado mais arco dele funcionou em 2020. Agora, está estável frente a 2022 a 2024. Não deixou de ter o lado arco, mas está muito mais flecha, muito mais maduro", analisa.
Mesmo assim, o jogador não deixou de dar assistências.
"Ainda é um garçom. A única temporada que teve menos de dez assistências foi 2024. Você nota que, em 2025, a cada 90 minutos, é 0.30. Basicamente o mesmo número de 2019 e 2021, que são suas melhores marcas, com 0.36. Vinha de dois anos muito abaixo. Cresce até nisso, o que reafirma a ideia de que está no seu prime. Está com a mesma média de 2019 e está muito melhor do que 2019 no número de gols. O que demonstra essa maturidade é a assertividade nas decisões nos lances", continua.
Victor também comenta a assertividade nos dribles, cada vez mais alta.
"A gente está analisando os dribles dele. Em 2021, ele fez 3.4 dribles por jogo, a 50% de acerto. Agora, mais avançado, menos numa zona de driblar, ele é muito mais assertivo. A cada drible dele, acaba dando muito mais efeito. Porque está mais perto do gol do que em outras temporadas e o aproveitamento cresceu", diz.
Por fim, o analista comenta a fase sem bola, exaltando as boas recuperações no ataque.
"No momento sem bola, de novo, 69% das vezes que recupera a bola, é no campo de ataque. É o maior número da carreira dele. Um ponto percentual acima de 2021. É um cara que faz mais gol, que continua dando o mesmo número de assistências, recupera mais bolas no ataque, é mais maduro na hora de tomar decisões de dribles, joga, está mais em campo. É difícil refutar a ideia de que esse é o melhor Arrascaeta que a gente já viu", conclui. Assista na íntegra.