Famalicão carimba passagem à próxima fase da Taça no António Coimbra da Mota | OneFootball

Famalicão carimba passagem à próxima fase da Taça no António Coimbra da Mota | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 de novembro de 2025

Famalicão carimba passagem à próxima fase da Taça no António Coimbra da Mota

Imagem do artigo:Famalicão carimba passagem à próxima fase da Taça no António Coimbra da Mota

O Famalicão garantiu a passagem à próxima fase da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2025/26 ao vencer o Estoril Praia por 1-2 no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo da 4.ª Eliminatória. Mais de uma década depois do único duelo entre as duas equipas na prova — em 2013, com triunfo estorilista após prolongamento — foram desta vez os famalicenses a sorrir no reencontro, sustentados numa entrada forte e numa segunda parte de grande consistência.

A formação visitante entrou praticamente a ganhar. Logo aos dois minutos, na primeira situação de ataque construída pelo corredor esquerdo, van de Looi surgiu solto à entrada da área e rematou. A bola desviou em Antef Tsoungui e traiu por completo Martin Turk, colocando o Famalicão em vantagem logo nos instantes iniciais.


Vídeos OneFootball


O Estoril sentiu o golo e demorou a encontrar-se, mostrando dificuldades em ligar o jogo e permitindo aos famalicenses controlar os minutos iniciais. Com o passar do tempo, o duelo foi perdendo intensidade, mas os canarinhos só conseguiram criar verdadeiro perigo na reta final da primeira parte. Ainda assim, a reação não foi suficiente para alterar o resultado, que seguiu 0-1 até ao intervalo.

A segunda metade trouxe um Estoril mais determinado, pressionando alto e obrigando o Famalicão a recuar linhas. A equipa de Hugo Oliveira acusou dificuldades em segurar a bola e em controlar o meio-campo, mesmo após a entrada de Mathias de Amorim. Nesse sentido, foram os estorilistas a estar repetidamente perto do empate. Primeiro por Lacximicant, depois por Boma e ainda numa oportunidade travada in extremis por um grande corte de Ibrahima Ba a Begraoui, que evitou o 1-1.

Foi então que o Famalicão voltou a marcar, contra a corrente do jogo. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Pedro Bondo, completamente à vontade à entrada da área. O internacional angolano preparou o remate e soltou uma autêntica bomba, sem hipótese para Turk, ampliando para 0-2.

Nos minutos finais, o Estoril ainda reduziu aos 86’, fruto de um trabalho individual de Guitane pela direita e de um grande cabeceamento de Marqués, mas não conseguiu evitar a eliminação. O 2-1 final premiou a consistência do Famalicão perante a falta de eficácia dos canarinhos, garantindo a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

Saiba mais sobre o veículo