MundoBola Flamengo
·31 de outubro de 2025
Fan Fest, AeroFla, ida a Lima: Flamengo ainda planeja como ajudar torcedor na final da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·31 de outubro de 2025

Desde o apito final contra o Racing, as redes sociais se encheram de pedidos por eventos e iniciativas de apoio ao Flamengo na final da Libertadores. De um lado, torcedores já se mobilizam para o tradicional AeroFla e a viagem a Lima, no Peru. De outro, rubro-negros pedem a realização de uma Fan Fest no Maracanã, como ocorreu em 2019.
O Rubro-Negro chegou à sua quinta decisão de Libertadores na história, sendo a quarta desde 2019. O adversário será o Palmeiras, repetindo o duelo de 2021, quando o time paulista venceu na prorrogação. A final está marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima, palco da virada histórica sobre o River Plate.
O MundoBola Flamengo apurou que o clube ainda não definiu como pretende ajudar seus torcedores na final da Libertadores. A diretoria segue estudando possibilidades de ações e parcerias, seja para quem vai viajar a Lima ou para quem acompanhará a decisão no Brasil.
Há, porém, uma expectativa externa de que o Flamengo volte a colaborar com o deslocamento de torcidas organizadas, algo que já aconteceu na semifinal contra o Racing. O clube ajudou grupos a viajarem até Buenos Aires para o jogo de volta, e a presença rubro-negra no El Cilindro foi marcante.
A Fan Fest no Maracanã é uma das ações mais pedidas ao Flamengo para a final da Libertadores. A edição de 2019 contou telões para a torcida acompanhar o jogo da arquibancada e foi histórico. As imagens do estádio cheio em festa com os dois gols nos últimos minutos são lembradas constamente pela torcida.
No entanto, as empresas responsáveis pela edição, Dream Factory e X3M, consideraram o saldo financeiro insatisfatório naquele formato, em parte pelo alto custo operacional e limitação no preço dos ingressos. Foi também por esse problema, que não foi feita Fan Fest no Maracanã nas finais de 2021 e 2022.
Neste ano, o Flamengo reduziu consideravelmente os custos fixos do Maracanã, o que pode tornar uma nova edição mais viável. Além disso, há espaço para ações patrocinadas, que diminuiriam o impacto financeiro.
A Betano, por exemplo, patrocinadora master, realizou um evento com show para marcar sua estreia no uniforme no jogo contra o Grêmio. Uma ação similar poderia repetir a parceria para realizar a festa na final da Libertadores.
Em entrevista recente ao MundoBola Flamengo, Guilherme Figueiredo, diretor comercial da marca, projetou novas ações com a torcida:
"A experiência do torcedor do Flamengo nos jogos no Maracanã será outra a partir da parceria com Betano. O jogo contra o Grêmio mostrou isso, com uma linda festa feita nas arquibancadas e shows de artistas renomados. Com certeza, o rubro-negro terá mais iniciativas não só quando o Flamengo jogar como mandante, mas também fora do Rio", disse.
Por enquanto, a torcida segue mobilizada nas redes aguardando a definição para torcer pelo Flamengo em mais uma final continental.









































