Portal dos Dragões
·27 de junho de 2026
Farioli antecipa-se ao arranque dos trabalhos e acerta a preparação para o arranque da nova época

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·27 de junho de 2026

Sem tempo a perder. Depois de ter gozado das primeiras férias de verão em cinco anos, Francesco Farioli, apurou Record, regressou ao Porto na passada segunda-feira e tem aproveitado os dias que antecedem o arranque oficial da pré-temporada, agendado para quarta-feira, para preparar ao pormenor uma época que se antevê ainda mais exigente do que a anterior.
Quando deixou a cidade, poucos dias depois de ter levado o FC Porto ao título nacional, o treinador italiano garantiu que voltaria com “energia e entusiasmo” para iniciar um novo ciclo. E essa promessa está a ser cumprida desde já. Longe dos holofotes, o técnico de 37 anos tem mantido a agenda cheia, ultimando a preparação, definindo os primeiros microciclos de treino e alinhando procedimentos com os restantes membros da equipa técnica.
Para além do trabalho no relvado, estes dias têm servido também para contactos regulares com a estrutura da SAD, numa fase em que continuam a ser definidos vários aspetos ligados à construção do plantel e à organização da nova temporada. O objetivo é assegurar que tudo esteja pronto quando os jogadores regressarem ao trabalho, permitindo um arranque sem sobressaltos.
Depois de uma época de estreia memorável em Portugal, coroada com a conquista do campeonato, Farioli sabe que as expectativas aumentaram de forma significativa. A responsabilidade será maior em 2026/27, numa campanha em que o FC Porto parte como campeão em título, mas terá também o desafio de competir na Liga dos Campeões, palco onde o treinador italiano se irá estrear.
A exigência será máxima desde o primeiro dia de trabalho, algo que encaixa na perfeição no perfil de Farioli, conhecido pela atenção ao detalhe, pelo rigor metodológico e pela preparação minuciosa de cada sessão. A pré-temporada será determinante para consolidar as ideias que marcaram o sucesso da época passada, integrar eventuais novidades no plantel, com o reforço André Silva à cabeça, e lançar as bases para uma época em que os dragões querem voltar a disputar todos os títulos.







































