Portal dos Dragões
·23 de dezembro de 2025
Farioli: “O relvado não estava em boas condições, não foi fácil jogar aqui”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·23 de dezembro de 2025

[p class=””>O FC Porto somou mais uma vitória na Liga Betclic esta segunda-feira, desta vez no reduto do Alverca (3-0). No final do encontro, Francesco Farioli avaliou a prestação dos seus jogadores e apontou a pressão e a reacção à perda de bola como elementos cruciais para o desfecho.
“Acho que foi um jogo positivo, mas o relvado não estava em boas condições. Não foi fácil jogar, principalmente contra uma equipa muito física, que ganha muitos duelos. Acho que estivemos bem, criámos várias oportunidades. Estou feliz pela vitória e por termos dado esta prenda aos adeptos”, referiu, inicialmente, em declarações à Sport TV.
Pressão e reacção à perda foram decisivas? “Sim, foram importantes. Mas, no geral, acho que compreender o momento do jogo, quando devíamos atacar o bloco baixo… Não foi fácil combinar como costumamos fazer, mas na 2.ª parte conseguimos novamente encontrar os melhores momentos para atacar. Acho que fizemos um bom jogo, defendemos bem as bolas longas e as segundas bolas. Foi positivo”.
Mais uma partida sem sofrer… “É bom. Hoje também tivemos a ajuda do Diogo [Costa], fez duas defesas muito importantes na 1.ª parte. E mais do que isso, a presença dele, a ‘aura’. A maneira como comanda a equipa é incrível. Bom para a nossa defesa, bom para o Diogo, e preferia que não tivesse muito trabalho, mas quando é preciso sabemos que temos um guarda-redes de topo”.
É um guarda-redes para níveis elevados? “É mesmo. É um jogador de topo, um profissional de topo, tem uma mentalidade incrível. Desafia os companheiros a melhorar, a aumentar os padrões. Disse-lhe várias vezes que tem um papel essencial. É um jogador à FC Porto e vamos ver”.
Deco disse que a escolha do treinador e dos jogadores foi determinante para o sucesso do FC Porto… “Estou grato pelas palavras, mas nunca é o trabalho de uma só pessoa. O que tentei fazer quando chegámos foi fazer uma análise à situação, trazer mais energia para dar a volta à situação rapidamente. E depois, à frente das câmaras, é sempre o treinador, mas há muita gente a trabalhar. O staff, o departamento médico, as pessoas que estão atrás das câmaras. Mas claro que os protagonistas são os jogadores. Estamos muito felizes pelos resultados, por podermos agora ter alguns dias para estar com a família, mas depois disso colocaremos os jogadores na balança para ver o peso de cada um… Teremos um jogo muito importante em casa. Como digo muitas vezes, os resultados são bons mas ainda há muitas coisas a melhorar”.
O FC Porto tem agora oito pontos de vantagem sobre o 2.º e 11 sobre o 3.º. O que representa isso agora? “Contamos os nossos pontos e não temos tempo para fazer contas. Ainda temos um jogo para fazer em dezembro e há muita coisa a fazer. Feliz Natal para todos os dragões”.









































