Portal dos Dragões
·20 de setembro de 2025
Farioli serena os ânimos no FC Porto: “Não podemos ser estúpidos”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 de setembro de 2025
O FC Porto reforçou, esta sexta-feira, a liderança isolada da I Liga ao impor-se de forma categórica no Estádio dos Arcos frente ao Rio Ave, vencendo por 0-3 com golos de Pablo Rosario, Samu Aghehowa e Gabri Veiga, aos 4, 13 e 52 minutos, respetivamente.
Com este desfecho, a equipa azul e branca totaliza 18 pontos em 18 possíveis, e os adeptos já começaram a exigir o título de campeões nacionais, que lhes tem escapado desde 2021/22. Na conferência de imprensa após o apito final, Francesco Farioli procurou, porém, serenar os ânimos.
“Temos de trabalhar e manter este nível de entusiasmo nos adeptos, mas também não podemos ser estúpidos e considerarmo-nos melhores do que somos realmente. Depois do jogo com o Sporting, disse que era possível ver como tudo muda em dois meses… Os jogadores que cá estavam não eram assim tão maus, há dois meses, e não são os melhores, agora. Não podemos deixar baixar o nível. Houve algumas coisas de que não gostei”, afirmou.
“É um começo bom, mas o passado é o passado. Temos de olhar para o futuro, a começar pela Liga Europa, pelo jogo com o Salzburgo. Depois, vamos estar novamente a trabalhar para o jogo com o Arouca, há novamente a Liga Europa e, depois, outro jogo [contra o Benfica]. Temos de olhar para a frente e não celebrar demasiado o que já fizemos. Temos, isso sim, de olhar para o que fizemos e para o que precisa de ser melhorado”, prosseguiu.
“Fomos essa equipa durante dez ou 15 minutos, mas, depois, mostrámos pequenas coisas que, de fora, podem ser mais complicadas de ver. Eu não vi a equipa que quero ver durante os 90 minutos. Houve alguns momentos em que não estivemos ao nível que a Liga e os adversários exigem”, completou.
O treinador italiano aproveitou ainda para acalmar os sócios relativamente a Alan Varela, que saiu ao intervalo queixando-se de dores, cedendo o lugar a Zaidu Sanusi: “Foi uma substituição por precaução. Levou um pontapé num dos gémeos. Creio que não é nada de preocupante”.
“Vamos precisar de toda a gente, devido a algumas lesões que tivemos e agora vamos ter muitos jogos… Toda a gente vai ter um papel importante. Aprendemos a manter o nível elevado nas sessões de treino. Tenho de mencionar, também, alguns elementos da equipa B. Toda a gente está a remar na mesma direção, que é a correta”, sublinhou.
O FC Porto volta agora as atenções para a estreia na fase de grupos da Liga Europa. O primeiro encontro, diante dos austríacos do Salzburgo – um adversário que nunca encontrou na sua história -, está marcado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, na Red Bull Arena.
Ao vivo