Zerozero
·05 de janeiro de 2026
Farioli sobre Rodrigo Mora: «Iniciou a época com estatuto de estrela, mas não teve papel principal»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·05 de janeiro de 2026

Foi um dos temas quentes do mercado de verão e, agora, em conversa com a Sport TV, Francesco Farioli abordou o 'caso' de Rodrigo Mora. O treinador do FC Porto enalteceu o talento e atitude do atleta, revelando que o mesmo foi uma «surpresa positiva».
Palavras sobre o jovem médio: «O Rodrigo [Mora] foi uma surpresa positiva. Na época passada, ele era o 'Golden Boy', a superestrela. Fez coisas surreais para a um jogador da idade dele. Esta temporada, com novos jogadores, exigiu nova adaptação. Iniciou a época com estatuto de estrela, mas não teve papel principal. Sabemos o que se passou no mercado, os rumores da Arábia Saudita e grandes quantias envolvidas. O nível dele no treino é fantástico, nunca faz má cara, aceitar jogar pouco ou começar a titular. Quase que não precisámos de lhe mostrar vídeos de resumo dos seus jogos porque faz isso em casa. Estou grato e orgulhoso por ter um jogador desta qualidade.»
O crescimento de Samu: «Samu está a melhorar muito graças à mentalidade de que dispõe. No início, sentimos dificuldades em fazê-lo sentir os benefícios do que estávamos a fazer. Ele é incrível a atacar o espaço na área e já é um avançado de elite. No futuro, pode jogar nas três melhores equipas do mundo. Ele está aberto a melhorar e trabalhar. Aceita trabalho individual que talvez seja feito com os sub-13, isso requer humildade e consciência. Trabalha muito bem, está melhor fisicamente. Quero, também, mencionar a importância do Luuk de Jong, que conversou com muito com ele.»
Aparecimento de Victor Froholdt: Não o conhecia. O presidente e o departamento de prospeção mencionaram-no, vi alguns desafios e fiquei impressionado. Superou as minhas expectativas em relação à sua capacidade de desenvolvimento. Contente com a sua evolução, está a crescer em liderança. Nunca esquecerei o primeiro jogo dele no Estádio do Dragão, quando saiu e o estádio todo o aplaudiu. Ele tem o ADN puro do FC Porto.»









































