Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense | OneFootball

Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Última Divisão

Última Divisão

·29 de janeiro de 2026

Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense

Imagem do artigo:Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense

No início do século XXI, a internet comercial era um território muito mais amigável. Eram tempos de Bate-Papo UOL, de contatos no ICQ, de sites no HPG, de piadas no Humortadela… Enfim, de um ecossistema que convidava o usuário a compartilhar ideias sem pensar no engajamento resultante da entrega do algoritmo.

E foi com este espírito que um internauta escreveu – em português e inglês – um importante capítulo do esporte nacional nas priscas eras da internet no Brasil.


Vídeos OneFootball


Trata-se do site não-oficial do Fast Clube, de Manaus.

Imagem do artigo:Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense

Imagem: Reprodução

O endereço foi criado em 1997 na plataforma Geocities por um usuário identificado como Salles Gato – é provável que se trate do historiador Daniel Salles Gato, falecido em 2025, autor de diversos hinos de clubes do futebol amazonense. O conteúdo é o que havia de melhor em sites pessoais da época, com fotos, banners, imagens em GIF e contador de acessos.

Embora o site tenha se tornado obviamente desatualizado com o passar dos anos, trazia informações detalhadas para públicos que começavam a dialogar de diferentes pontos do Brasil e do mundo – uma rede para orgulhar Marshall McLuhan, o teórico da internet responsável pela criação do conceito de aldeias globais.

Leia também:

  • O primeiro gol de bicicleta do futebol brasileiro foi marcado em Manaus
  • Euterpe FC, o clube negro de Manaus que quase foi apagado da história
  • Década de renovação coloca seis novos clubes no mapa do futebol do Amazonas
  • Dadá Maravilha no AM e outras passagens de craques que você não lembra

Até então, o Nacional era o terceiro maior vencedor do Campeonato Amazonense com seis títulos, empatado com o São Raimundo – pelo cálculo, esta versão do texto teria sido publicada entre 2004 (ano do sexto título do Tufão) e 2006 (ano do sétimo título). Lembra ainda o título da Copa Norte de 1971, a vitória sobre o Fluminense no Maracanã em 1977 e o amistoso contra o New York Cosmos em 1980.

Mas o que tornou o site do Fast Clube popular no Brasil em uma era anterior à definição de conteúdo viral foi a versão em inglês.

“O Fast possui a quarta torcida de Manaus em números absolutos, já foi a terceira depois de Nacional e Rio Negro, mas, nos últimos anos, perdeu ‘terreno’ para o São Raimundo”, descrevia o texto em português.

“Fast possesses twisted wednesday of Manaus in absolute numbers, it was already the third after National and Black River, but, in the last years, it lost ‘land’ for São Raimundo”, explica o texto em inglês.

Oi?

Imagem do artigo:Fast Clube, a twisted wednesday do futebol amazonense

Imagem: Reprodução

O Nacional virou National e o Rio Negro virou Black River. Mas a expressão que mais chamou a atenção foi a twisted wednesday para descrever a “quarta torcida”: “torcida” virou twisted (do verbo to twist, ou torcer algo) e “quarta” virou wednesday (quarta-feira). O negócio fez tanto sucesso que foi parar até nas páginas da revista Playboy.

Desde então, muita coisa mudou. O Geocities saiu do ar – a operação do Japão, a última a fechar as portas, acabou em 2019. O Fast ainda conquistou pela sétima vez o título do Campeonato Amazonense em 2016, mas viu Manaus e Amazonas se tornarem as principais forças do estado nos últimos anos. Mas para quem estava online naquelas épocas, o Fast virou carinhosamente a “Twisted Wednesday” do futebol amazonense, graças ao site da virada do século.

PS: O site original saiu do ar junto com o Geocities, mas uma cópia arquivada pode ser acessada aqui.

Saiba mais sobre o veículo