Zerozero
·19 de maio de 2025
FC Alverca torna-se a sétima equipa a chegar à I Liga em subidas consecutivas

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de maio de 2025
Com a subida na passada sexta-feira, o FC Alverca tornou na sétima equipa a chegar à Primeira Liga com subidas consecutivas. Nesta lista estão também Varzim (1996/97), Santa Clara (1998/99), Moreirense (2001/02), Estoril (2003/04), FC Arouca, (2020/21) e FC Vizela (2020/21).
A primeira equipa nesta lista é o Varzim que, entre 1995 e 1997, foi do terceiro escalão português para o primeiro em promoções consecutivas. Ambas ocorreram sob a tutela de Horácio Gonçalves, que passou oito anos entre duas passagens no clube poveiro como treinador.
O Santa Clara repetiu o feito do Varzim nos anos seguintes. Em 1997, o clube estava na terceira divisão, mas nas seguintes duas épocas, sob a tutela de Manuel Fernandes, chegou à primeira divisão portuguesa.
A história repetiu-se para o Moreirense, em promoções sucessivas com um só treinador, neste caso Manuel Machado. No entanto, foi a primeira equipa desta lista que conseguiu assegurar a manutenção na Primeira Liga, tendo ficado em 12.º lugar.
O Estoril Praia foi a primeira equipa nesta lista que trocou de treinador na I Liga. Ulisses Morais liderou em duas subidas consecutivas e rumou ao Gil Vicente, tendo sido substituído depois pelo seu adjunto, Litos.
17 anos depois do Estoril, foi a vez de FC Arouca e FC Vizela se juntarem a esta lista, mas com diferentes abordagens.
Os arouquenses foram o primeiro clube que mudou de treinador antes de chegar à I Liga. Henrique Nunes levou a equipa à Segunda Liga, antes de Armando Evangelista assumir o controlo da equipa e garantir a segunda promoção consecutiva, enquanto o FC Vizela conseguiu ambas as subidas com Álvaro Pacheco.
De recordar que, nas suas épocas de subida, o FC Alverca já teve três treinadores: João Pereira, José Pedro e Álvaro Botelho da Costa.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo