Portal dos Dragões
·19 de setembro de 2025
FC Porto arrasa Rio Ave com grande exibição de Gabri Veiga

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·19 de setembro de 2025
O FC Porto confirmou em Vila do Conde a sua superioridade e derrotou o Rio Ave por 3-0, em partida da sexta jornada da I Liga.
A equipa comandada por Francesco Farioli entrou de forma avassaladora no Estádio dos Arcos e, em pouco mais de dez minutos, já dispunha de uma vantagem confortável graças à eficácia nas bolas paradas.
Aos 4 minutos, Gabri Veiga marcou a assistência para Pablo Rosario num canto perfeito, com o médio holandês a cabecear para o fundo da baliza. Nove minutos depois a história repetiu-se: novo canto pelo lado esquerdo, cruzamento milimétrico de Veiga e cabeceamento certeiro de Samu no segundo poste. O FC Porto colocou-se em vantagem por 2-0 e passou a gerir o encontro com tranquilidade.
Até ao intervalo, os dragões ainda ameaçaram o terceiro por intermédio de Samu e Borja Sainz. O Rio Ave só criou perigo já perto do descanso, num remate potente de Brandon Aguilera que Kiwior desviou pela linha de fundo.
Na segunda parte sobressaiu o momento de génio de Gabri Veiga. Aos 52 minutos, Pepê inventou um passe sublime, picando a bola por cima da defesa vilacondense. O espanhol controlou de peito e rematou com classe para o canto superior da baliza, numa ação técnica que selou praticamente o resultado.
O FC Porto ainda acertou duas vezes nos ferros – primeiro Borja Sainz e depois Rodrigo Mora – mas o marcador não voltou a mexer. Com uma vantagem confortável, a equipa azul e branca limitou-se a controlar ritmos e espaços, perante um Rio Ave sem inspiração e incapaz de contrariar a pressão alta e a circulação rápida dos portistas.
Foi uma vitória inequívoca, marcada pela entrada fulminante, pela eficácia nas bolas paradas e pelo brilho individual de Gabri Veiga, protagonista maior de uma noite em que o FC Porto demonstrou saber conciliar intensidade, talento e controlo.