FC Porto e SC Braga encaminhados para o <i>top-8</i>, mas ainda há 18 equipas na luta: as contas | OneFootball

FC Porto e SC Braga encaminhados para o <i>top-8</i>, mas ainda há 18 equipas na luta: as contas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 de janeiro de 2026

FC Porto e SC Braga encaminhados para o <i>top-8</i>, mas ainda há 18 equipas na luta: as contas

Imagem do artigo:FC Porto e SC Braga encaminhados para o <i>top-8</i>, mas ainda há 18 equipas na luta: as contas

Tudo em aberto no que toca às contas de SC Braga e FC Porto na fase de liga da Liga Europa. Os minhotos, no entanto, depois de vencerem o Nottingham Forest, têm um caminho mais simples para terminar no top-8. O mesmo não se passa com os azuis e brancos, que empataram em casa do Viktoria Plzen e acabaram por complicar as contas.

Comecemos pelo óbvio e o que não exige qualquer tipo de matemática. A turma orientada por Carlos Vicens chega à derradeira jornada a depender apenas de si para assegurar um lugar nos oito que seguem diretamente para os oitavos da competição. Em caso de vitória no reduto do Go Ahead Eagles, o SC Braga termina nos oito primeiros da tabela classificativa. Ponto assente.


Vídeos OneFootball


O mesmo não se passa com o FC Porto... por pouco. Os dragões de Francesco Farioli precisam, caso vençam o Rangers, que aconteça pelo menos um dos seguintes cenários:

  • SC Freiburg perder contra o Lille e terminar com uma DG inferior à do FC Porto
  • Midtjylland tem de perder contra o Dinamo Zagreb (se empatar, o FC Porto tem de marcar 5 ou mais golos)
  • SC Braga tem de perder contra o Go Ahead Eagles (se empatar, o FC Porto tem de marcar 3 ou mais golos)
  • Roma não pode vencer o Panathinaikos
  • Ferencváros não pode vencer o Nottingham Forest
  • Real Betis não pode vencer o Feyenoord (se vencer, o FC Porto tem de superar a DG - espanhóis têm 11:6, dragões têm 10:6)

Desta forma, Farioli e os seus pupilos precisam que aconteça pelo menos uma das situações enumeradas anteriormente. Caso seja esse o desfecho, o FC Porto depende puramente de si para alcançar o tão desejado top-8.

Terminados os cenários em caso de vitória das equipas portuguesas, resta-nos então pegar, agora sim, na calculadora.

Cenários para o SC Braga

Em caso de empate (precisa só de um destes cenários):

- Passa no top-8 caso:

  • FC Porto, Real Betis, Ferencváros ou Roma não vencerem (precisa de apenas um)
  • SC Freiburg perder por dois golos
  • Midtjylland perder frente ao Dinamo Zagreb

Em caso de derrota:

- Passa no top-8 caso duas destas equipas não vençam: FC Porto, Real Betis, Ferencváros, Roma, Genk e Estrela Vermelha - Se apenas uma das equipas supramencionadas não vencer e tanto Estrela Vermelha, como o Genk vencerem, os sérvios e os belgas terminam na mesma atrás do SC Braga caso a diferença de golos seja inferior

Cenários para o FC Porto

Em caso de empate:

- Passa no top-8 caso o Real Betis perca ou empate (neste caso, com pior diferença de golos). - O Estrela Vermelha e o Genk não podem vencer (terminariam com mais pontos que os dragões). - PAOK, Stuttgart, Celta de Vigo e Bologna não podem vencer (em igualdade pontual, teriam de ter pior diferença de golos do que o FC Porto, pelo que, em caso de vitória, seria impossível)

Em caso de derrota:

- Passa no top-8 caso o Real Betis também perca; - Nenhuma destas equipas pode vencer: Estrela Vermelha, Genk, PAOK, Stuttgart, Celta de Vigo e Bologna. - Nottingham Forest, Viktoria Plzen, Fenerbahçe e Panathinaikos só ultrapassam o FC Porto se vencerem e tiverem melhor diferença de golos (o único que teria de vencer por dois ou mais golos, em caso de derrota portista pela margem mínima, seria o conjunto grego)

Saiba mais sobre o veículo