Portal dos Dragões
·27 de janeiro de 2026
FC Porto joga cartada final na luta pelos oitavos da Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·27 de janeiro de 2026

Na oitava e decisiva jornada da fase de grupos, o Sporting de Braga ocupa o quinto lugar com 16 pontos – dois a mais que o FC Porto, que é nono, posição imediatamente abaixo da linha de qualificação directa para os oitavos‑de‑final. Ambos já garantiram, pelo menos, a continuidade na prova.
O FC Porto não conseguiu transferir para a Liga Europa o ascendente demonstrado em Portugal e corre o risco de ter de disputar o play-off de acesso aos oitavos‑de‑final – reservado às equipas entre o 9.º e o 24.º lugar – mesmo vencendo em casa o Rangers, 31.º da fase de grupos e já sem hipóteses de apuramento.
O FC Porto fica dependente de outros resultados, em particular do Betis – oitavo e último a assegurar a passagem directa – que soma também 14 pontos; caso os espanhóis vençam o Feyenoord, os portistas terão de recuperar uma desvantagem de um golo na diferença entre golos marcados e sofridos, primeiro critério de desempate.
Depois das vitórias sobre Salzburgo, Estrela Vermelha, Nice e Malmö, empates com Utrecht e Plzen e da derrota com o Nottingham Forest, o FC Porto ainda pode evitar o play-off com um empate frente ao Rangers – equipa à qual só venceu uma vez em seis confrontos – embora essa hipótese dependa de uma conjugação de resultados pouco provável.
O segundo classificado do campeonato escocês – que conta no plantel com o avançado português Youssef Chermiti – somou apenas uma vitória na Liga Europa (exactamente a mais recente, diante do Ludogorets), além de cinco derrotas e um empate, e deverá privilegiar a luta pelo título nacional em vez de complicar a tarefa da equipa treinada pelo italiano Francesco Farioli.








































