FC Porto: O grande mais vezes eliminado por tomba-gigantes na Taça | OneFootball

FC Porto: O grande mais vezes eliminado por tomba-gigantes na Taça | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

André Gonçalves·19 de outubro de 2018

FC Porto: O grande mais vezes eliminado por tomba-gigantes na Taça

Imagem do artigo:FC Porto: O grande mais vezes eliminado por tomba-gigantes na Taça

Não há prova em Portugal mais espetacular e imprevisível do que a Taça. De tempos em tempos, o futebol abandona as mordomias e o aborrecimento da Liga NOS e sai à rua para visitar as cidades e vilas afastadas da ribalta futebolística.

O povo abraça a visita das equipas grandes às suas terras e transforma um simples jogo de futebol num fim-de-semana de festa. A festa é grande, enorme. Contagia tudo e todos. E, por vezes, os denominados “pequenos” desafiam a lógica e tombam os gigantes.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:FC Porto: O grande mais vezes eliminado por tomba-gigantes na Taça

Na história da Taça, os dragões foram eliminados por clubes de divisões inferiores por seis vezes. A primeira vez que os dragões caíram perante um tomba-gigantes foi em 1943. O Vitória de Setúbal, então na segunda divisão, derrotou o FC Porto por expressivos 7-0 no velhinho Campo dos Arcos.

Em 1969/70, os azuis-e-brancos foram eliminados pela primeira vez em casa, nas Antas. O Tirsense foi o David que derrubou Golias. No primeiro jogo em Santo Tirso tinha ficado 2-2, mas a equipa visitante surpreendeu os dragões no jogo de desempate, vencendo por 0-1.

O FC Porto acabaria por cair com estrondo por duas vezes na Taça de Portugal já depois de se tornar referência hegemónica no futebol nacional. A mais célebre será, porventura, a derrota por 1-0 nas Antas contra o Torreense. A equipa de Torres Vedras, então na Segunda Divisão B, foi à Invicta vencer pela diferença mínima com um golo apontado pelo mítico Cláudio Oeiras, aos 85 minutos. Fernando Santos era o técnico azul-e-branco.

A última derrota mais chocante na história do FC Porto aconteceu há 11 anos, já no novo Estádio do Dragão. O Atlético (Segunda Divisão B) bateu a equipa orientada por Jesualdo Ferreira também por 1-0, com um golo de David da Costa.

ELIMINAÇÕES DO FC PORTO NA TAÇA FRENTE A TOMBA-GIGANTES

  1. 1942-43 V. Setúbal x FC Porto (II) 7-0
  2. 1943-44 FC Porto x Estoril (II) 2-3 e 1-2
  3. 1947-48 Barreirense x FC Porto (II) 1-0
  4. 1969-70 Tirsense x FC Porto (II) 2-2 e 1-0
  5. 1998-99 FC Porto x Torreense (IIB) 0-1
  6. 2006-07 FC Porto x Atlético (IIB) 0-1

Quis o sorteio que o FC Porto enfrente uma das cinco equipas dos distritais ainda em prova. Se o Vila Real cometer a proeza de eliminar os dragões, será a primeira vez que um grande cai às mãos de uma equipa do distrital. Independentemente do resultado da partida, vai haver festa rija no Campo do Monte da Forca. Independentemente do resultado, vai haver “futebol de primeira” em Vila Real e isso é o mais importante.