Portal dos Dragões
·23 de dezembro de 2025
FC Porto perto de contratar Oskar Pietuszewski ao Jagiellonia por 11 milhões

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·23 de dezembro de 2025

O FC Porto está perto de fechar a contratação de Oskar Pietuszewski, avançado do Jagiellonia Bialystok, que, aos 17 anos, já é apontado como uma das maiores promessas do futebol polaco. A notícia foi avançada esta terça-feira pelo portal local Meczyki.
Segundo a publicação, a direcção liderada por André Villas-Boas terá preparado uma proposta concreta na ordem dos 11 milhões de euros, que transformaria a jovem promessa na venda mais dispendiosa da história do clube, superando Patryk Klimala, vendido ao Celtic em janeiro de 2020 por cerca de quatro milhões de euros.
Se a transferência se confirmar, Pietuszewski será o terceiro jogador polaco a reforçar os dragões em menos de meio ano, depois das chegadas no último verão de Jan Bednarek (proveniente do Southampton, por 7,5 milhões de euros) e de Jakub Kiwior (empréstimo do Arsenal).
A dupla de centrais da equipa orientada pelo treinador italiano Francesco Farioli é considerada um dos factores que podem facilitar este negócio, assim como a reputação internacional do emblema azul e branco por potenciar jovens talentos e lançá‑los para palcos de maior dimensão.
A mesma fonte acrescenta que, para além do FC Porto, gigantes do futebol europeu como Barcelona, Manchester City e Chelsea seguem de perto a progressão de Oskar Pietuszewski, que é já titular indiscutível no Jagiellonia Bialystok.
O director desportivo do clube, Lukasz Maslowski, admitiu ainda esta semana, numa entrevista à estação polaca TVP Sport, que, face ao assédio que o avançado enfrenta, será difícil retê‑lo, apesar de ter contrato até junho de 2027, com mais um ano de opção.
“Estes clubes que têm vindo a perguntar por ele captaram, definitivamente, a sua imaginação. Por vezes, um jogador não quer esperar. Se for o destino certo, se for o preço certo e se todas as partes envolvidas quiserem fazê-lo, já no inverno, então, pode mesmo vir a acontecer, no inverno”, começou por afirmar.
“A melhor solução seria concretizar uma transferência, no inverno, na qual o novo clube dele aceitasse mantê-lo no Jagiellonia Bialystok durante mais seis meses. Assim, ele teria a oportunidade de desenvolver as suas capacidades linguísticas, de terminar a escola, de passar no exame de condução e de lutar por algo mais, com o Jagiellonia Bialystok”, concluiu.
O Jagiellonia Bialystok ocupa, actualmente, o terceiro lugar do campeonato polaco, a apenas um ponto da dupla de líderes Wisla Plock e Górnik Zabrze, tendo disputado um jogo a menos, e está também na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga Conferência.









































