Portal dos Dragões
·16 de novembro de 2025
FC Porto pode ceder na cláusula de rescisão para renovar com Diogo Costa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 de novembro de 2025

Diogo Costa vê o seu contrato expirar em junho de 2027 (ou seja, no final da próxima temporada), mas, segundo a edição deste domingo do jornal O Jogo, as negociações para a renovação estão a demorar mais do que a direção do FC Porto antecipava, apesar de ser o desfecho mais desejado por todas as partes.
O processo arrancou em agosto passado, antes do início da época 2025/26, quando foi apresentada a primeira proposta, e a direção liderada por André Villas-Boas esperava ter tudo concluído até ao final de outubro, algo que não se verificou. Está, porém, marcada uma nova reunião – potencialmente decisiva – logo que o guardião regresse à seleção nacional.
Em cima da mesa estará um contrato até junho de 2030, que faria do internacional português o jogador mais bem remunerado do plantel azul e branco, em linha com a importância que tem vindo a assumir dentro e fora do relvado nos últimos anos.
Por outro lado, a cláusula de rescisão, atualmente fixada nos 75 milhões de euros, poderá ser reduzida. Os dragões não demonstram preocupação: fizeram um esforço financeiro para garantir o guarda-redes no último mercado de verão e consideram que, apesar do interesse de outros clubes, acabou por se revelar um dos melhores reforços.
Renovação discutida entre o apuramento para o Mundial’2026 e a Taça de Portugal
Aos 26 anos, Diogo Costa atravessa um dos melhores momentos da carreira e é presença incontornável nas opções dos treinadores – tanto do FC Porto (o italiano Francesco Farioli, que só utilizou Cláudio Ramos na Taça de Portugal) como de Portugal (Roberto Martínez, apesar das críticas e da concorrência, sobretudo de Rui Silva).
Este domingo, pelas 14h00 (hora de Portugal Continental), o luso-suíço natural de Rothrist estará garantido na baliza da seleção principal no decisivo jogo com a Arménia, que pode valer o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2026, no Estádio do Dragão, um palco que conhece bem.
A equipa das quinas lidera, neste momento, o Grupo F com dez pontos, seguida da Hungria com oito, da República da Irlanda com sete e da Arménia com três. Assim, embora o objetivo seja a vitória, um empate pode chegar – desde que a Hungria não vença a República da Irlanda por mais de três golos de diferença.
Assim que esta questão estiver resolvida, Diogo Costa regressará ao Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival, para preparar o encontro da quarta eliminatória da Taça de Portugal diante do Sintrense, agendado para as 20h15 do próximo sábado, também no Estádio do Dragão.









































