FC Porto segue impermeável a surpresas | OneFootball

FC Porto segue impermeável a surpresas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·26 de janeiro de 2026

FC Porto segue impermeável a surpresas

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

18 vitórias em 19 jogos. Um novo recorde para o FC Porto no campeonato. Nunca os azuis e brancos haviam atingindo tal registo. Frente a uma das equipas mais interessantes da Liga Portugal Betclic, o Gil Vicente, os comandados de Francesco Farioli triunfaram por 3-0, demonstrando que nem a - muita - chuva e o vento que se fizeram sentir no Estádio do Dragão serviram para abanar a corrida por um troféu que foge desde 2021/22.   A procurar sarar feridas do jogo menos conseguido em Plzen, para a Liga Europa, a turma da casa iniciou o desafio numa toada mais mandona, tal como seria de esperar. Ainda assim, nos primeiros minutos, apesar do golo anulado a Borja Sainz, a chegada à baliza adversária por parte dos portistas não foi feroz o suficiente para criar mais oportunidades.

Por sua vez, a turma de Barcelos foi conquistando confiança na partida, respondendo com várias incursões que colocaram a defensiva contrária em sentido. Certo é que o golo também não apareceu nestes instantes.


Vídeos OneFootball


Dragão soube aproveitar as oportunidades

Aproveitou o FC Porto. Murilo agarrou Samu no interior da área e António Nobre apontou, de prontidão, para a marca de grande penalidade. O ponta de lança dos dragões, mesmo tendo falhado as últimas duas cobranças, agarrou-se à bola, encheu-se de confiança e colocou a equipa da casa na frente do resultado.

Com o cronómetro já a apontar para os segundos 45 minutos, a equipa portuense reentrou na partida com vontade de gerir a posse de bola, mas sempre na espreita de uma possível brecha que ajudasse a encaminhar o resultado.

Para tentar agitar as hostes, César Peixoto olhou para o banco e efetuou duas substituições quando já passava da hora de jogo. Para infelicidade dos visitantes, Martín Fernández, um dos jogadores que entrou, esteve apenas um minuto em campo, isto depois de ter sido expulso - vermelho direto - por ter acertado com o pé no braço de Thiago Silva

Novamente, os gilistas estavam a subir de rendimento, tendo mesmo enviado uma bola aos ferros (num livre de Luís Esteves, ainda antes da expulsão). Nem por isso os dragões se amedrontaram. Após um canto curto, Martim Fernandes à entrada da área, rematou rasteiro para o fundo das redes, deixando tudo mais fácil.

Para finalizar, William Gomes, pela direita, desbravou o caminho para a grande área, ficou isolado na cara de Dani Figueira e atirou a contar, para selar o resultado.

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Jan Bednarek (FC Porto): Sempre tranquilo, o polaco continua a ser um dos xerifes daquele setor defensivo. Dificilmente vacilou em duelos áereos, conseguindo resolver grande parte dessas mesmas divididas.

Samu (FC Porto): A passar um momento complicado devido aos pênaltis falhados frente a Vitória SC e Viktoria Plzen, o jovem avançado demonstrou bastante personalidade ao querer avançar para a marcação de nova grande penalidade. Além disto, ligou-se bastante bem com a equipa, ajudando a facilitar a manobra ofensiva.

Santi García (Gil Vicente): Muito batalhador no centro do terreno, foi responsável por equilibrar o Gil Vicente, recorrendo a vários desarmes de grande qualidade. Depois, no meio-campo ofensivo, entregou, quase sempre, a bola limpa aos colegas, ajudando a que a equipa se mantivesse serena com bola.

Martim Fernandes (FC Porto): O lateral está a crescer a olhos vistos, protagonizando exibições de encher o olho. Teve direito a apontar um tento nesta partida, vincando, ainda mais, a sua importância na equipa portista. Era exatamente isto que se esperava de Martim Fernandes.

O árbitro

Arbitragem relativamente tranquila para António Nobre, que soube decidir nos momentos nucleares da partida. Não foi, de todo, um dos protagonistas, sabendo manter critérios.

Incidentes: O filme do jogo

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Onze do FC Porto:

Diogo Costa, Martim Fernandes, Thiago Silva, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Pablo Rosario, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Onze do Gil Vicente:

Dani Figueira, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Santi García, Zé Carlos, Murilo Souza, Luís Esteves, Tidjany Touré, Gustavo Varela

1':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Começou a partida

3':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

FC Porto: Borja Sainz

a atirar ligeiramente ao lado depois de ter conseguido sair num contra-ataque! Nota para a boa recuperação de Gabri Veiga no meio-campo

12':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

GOLO INVALIDADO FC Porto:

na sequência de uma boa jogada pela esquerda do FC Porto, Borja Sainz introduziu a bola na baliza do Gil Vicente. No entanto, o espanhol estava em posição irregular

23':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Numa altura em que se vai ultrapassando o hemisfério da 1ª parte, o Gil Vicente vai mostrando que o 5º lugar que ocupa não é obra do acaso. Os galos vão tendo bola sem medo e, para além disso, têm condicionado bastante a primeira fase de construção do FC Porto. Neste momento, é importante destacar a falta de mobilidade da linha média e avançada dos azuis e brancos. Sendo certo que os azuis e brancos já tiveram um golo anulado, a verdade é que são os minhotos quem contam com mais aproximações à baliza adversária

33':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

FC Porto: Gabri Veiga

, lançado na profundidade por Samu, a demorar muito a rematar e a permitir um corte decisivo de Konan

37':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

GOLO FC Porto: Samu marca de grande penalidade!

Samu marca o seu 13º golo na prova (18 jogos)

Penálti irreprensivelmente cobrado por Samu! O espanhol não tremeu depois do registo recente e rematou muito colocado ao poste direito da baliza. É o 20º golo do jovem nesta temporada

45 +3':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Tempo de descanso no Estádio do Dragão. O início da partida foi equilibrado; ainda assim, o Gil Vicente apresentou-se em campo de uma forma tremendamente inteligente: condicionando a ligação entre a defesa e o meio-campo do FC Porto, os galos conseguiram quase uma mão cheia de aproximações perigosas à baliza dos dragões. Apesar disso, a equipa de Farioli, experiente, não se deixou abalar e foi crescendo gradualmente. Com Samu em grande nível no trabalho de pivot, o golo acabaria por surgir perto do descanso, no caso da marca de grande penalidade. Ainda que o temopo não esteja a ajudar ao espetáculo, espera-se uma boa 2ª parte

67':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Luís Esteves (Gil Vicente) remata ao poste!!!

De livre, o médio rematou muito colocado e ficou a centímetros de ser feliz

69':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Cartão vermelho para Martín Fernández (Gil Vicente)

, que teve uma entrada imprudente sobre Thiago Silva (pé claramente mais alto do que devia estar). O camisola 32 acertou no braço do central brasileiro e é assim expulso um minuto depois de entrar em campo Martín Fernández vê o seu 1º vermelho na prova (16 jogos)

75':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

FC Porto: Rodrigo Mora

perto do golo depois de uma jogada de insistência de Samu. Dani Figueira mostrou-se atento

75':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

GOLO FC Porto! Martim Fernandes marca

Martim Fernandes marca o seu 1º golo na prova (12 jogos) Martim Fernandes marcou o seu 1º golo na equipa (65 jogos)

Está feito o 2-0 para o FC Porto! Na sequência de um canto cobrado de forma curta, Martim Fernandes recebeu fora da área, encheu-se de coragem e rematou rasteiro, bastante colocado, para o fundo das redes adversárias. O FC Porto fica agora mais tranquilo na partida

78':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

FC Porto: Pablo Rosario

, à entrada da área, a atirar muito perto do poste da baliza adversária

80':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

À entrada dos últimos dez minutos do encontro, o FC Porto vai estando já confortável no encontro. Os dragões entraram mais ativos nesta segunda parte e nunca permitiram que o Gil Vicente fizesse a pressão que vinha fazendo nos primeiros 45 minutos. Ainda que o jogo tenha estado algo pastoso nesta etapa complementar, a expulsão de Martín Fernandez abriu caminho para os dragões marcarem, algo que aconteceu pouco depois. O triunfo azul e banco parece estar assegurado

86':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

GOLO FC Porto! William Gomes marca

William Gomes marca o seu 5º golo na prova (16 jogos) William Gomes marcou o seu 9º golo na equipa (38 jogos)

William Gomes a fazer o seu 8º golo na temporada! Na sequência de uma excelente recuperação de bola de Pablo Rosario, o extremo brasileiro correu meio-campo com bola controlada, ganhou o ressalto a Buatu e, à saída de Dani Figueira, rematou colocado

89':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Gil Vicente: Sergio Bermejo

, ao segundo poste, atirou de cabeça para uma enorme defesa de Diogo Costa, que mantém a baliza azul e branca inviolável

90 +2':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

FC Porto: Deniz Gül

. servido de forma magistral por Rodrigo Mora (calcanhar), a permitir a defesa de Dani Figueira. Que tratado de futebol é o 86!

90 +5':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

O árbitro apita para o final da partida

Melhor em campo:

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Samu (FCP) foi, para a redação do

zerozero

, o melhor jogador em campo. Para além de ter estado em grande nível no momento de ligação aos colegas, o avançado deixou para trás os 'fantasmas' dos penáltis falhados e abriu o ativo para os dragões. Uma grande exibição do jovem espanhol, ainda que Martim Fernandes também pudesse ser referido nesta distinção

90 +20':

Imagem do artigo:FC Porto segue impermeável a surpresas

Um triunfo que acabou por ser natural para o FC Porto. Pese embora o Gil Vicente tenha tido boas oportunidades na primeira parte, o FC Porto ultrapassou essa fase de maior ascendente do adversário com tranquilidade e construiu uma vitória importante. O primeiro golo, aos 37', libertou o conjunto de Farioli, que fez uma exibição madura na etapa complementar. Apesar do triunfo azul e branco, é importante destacar a boa resposta que o Gil Vicente deu enquanto teve com 11 jogadores em campo.

Saiba mais sobre o veículo