Zerozero
·08 de fevereiro de 2026
FC Porto x Sporting: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·08 de fevereiro de 2026

É certo que não é decisivo, mas não é mesmo verdade que pode ter um peso enorme no desfecho da presente edição da Liga Portugal Betclic.
Num jogo que promete ser quente de princípio ao fim, o líder e o 2.º classificado do campeonato- FC Porto e Sporting, respetivamente- enfrentam-se esta segunda-feira, às 20h45, numa partida a contar para 21.ª jornada.
Separados por quatro pontos, dragões e leões encaram este encontro em estado de alerta pela importância que o mesmo pode vir a ter: em caso de triunfo, a equipa de Francesco Farioli volta a abrir uma vantagem de sete pontos para o rival de Alvalade, num cenário que deixaria os portistas bem posicionados para a reconquista do título.
Por seu lado, caso consiga vencer no Dragão, a turma de Rui Borges diminui a distância para o primeiro classificado para apenas um ponto. Em caso de empate, o clube mais beneficiado será... o Benfica, que triunfou neste domingo frente ao Alverca- se tal resultado se verificar, as ficam a sete pontos do FC Porto e a três do Sporting.
A viver uma temporada de grande nível, os dragões terão pela frente um grande desafio no encontro desta segunda-feira. Além do valor do adversário, será interessante perceber que resposta dará a equipa de Francesco Farioli à primeira derrota sofrida na Liga, no caso na jornada passada frente ao Casa Pia.
No lado oposto, será interessante perceber, em primeiro lugar, que resposta dará o Sporting depois das duas vitórias conseguidas apenas no tempo de compensação (Arouca e Nacional) e, em segundo, como é que a equipa se vai apresentar do ponto de vista físico após o prolongamento no jogo da Taça de Portugal na quinta-feira, frente ao AFS.
Olhando para o registo estatístico dos duelos entre os dois clubes, o FC Porto apresenta uma ligeira vantagem: em 254 jogos disputados, houve 94 triunfos azuis e brancos, 86 vitórias e leoninas e 74 empates. No jogo da primeira volta, o FC Porto venceu em Alvalade por 1-2.
Ainda que tenha treinado limitado durante a semana, Martim Fernandes está, ao que tudo indica, recuperado e deve fazer parte do 11 de Farioli. De resto, há a expectativa que o treinador italiano aposte no onze que bateu o Benfica há cerca de três semanas, com Kiwior à esquerda e Bednarek e Thiago Silva em parelha no centro da defesa.
No Sporting, as possibilidades parece maiores: se a defesa deverá contar com Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo, no miolo há João Simões e Morita para apenas um lugar- o japonês pode ter alguma vantagem por ser mais experiente, mas o português tem estado em bom nível nos últimos jogos.
No apoio a Suárez, Trincão e Geny parecem nomes relativamente consensuais, sendo que o terceiro posto pode ser ocupado por Pedro Gonçalves (figura importante, mas ainda a recuperar o melhor ritmo), Luís Guilherme (extremo que esteve bastente bem frente ao AFS) ou Daniel Bragança (titular contra o AFS e contra o Athletic, para a Liga dos Campeões).
Na antevisão do encontro, Farioli falou sobre o atual momento dos dois clubes. «O Sporting tem a intenção de ser campeão e é uma equipa de Liga dos Campeões. Nós somos uma equipa que está a trabalhar para levar o FC Porto ao seu lugar. Estamos numa boa posição para competir pela Liga, apurados no top-8 da Liga Europa e ainda na Taça de Portugal. Estamos onde merecemos estar», vincou.
Já Rui Borges recusou a ideia de que uma eventual derrota signifique o 'adeus' do Sporting ao título: «É importante para ambas as equipas. Já estamos num momento da época mais avançado. Para mim, é um jogo importante, mas não decisivo, independentemente do resultado.»
Quem sairá por cima no Clássico?
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Jan Bednarek, Thiago Silva, Jakub Kiwior, Pablo Rosario, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
FC Porto ( vs Casa Pia AC 2026-02-02): Diogo Costa, Martim Fernandes, Thiago Silva, Jan Bednarek, Francisco Moura, Pablo Rosario, Alan Varela, Pepê, Gabri Veiga, Borja Sainz, Samu
Sporting ( vs AFS 2026-02-05): João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Morten Hjulmand, Luís Guilherme, Daniel Bragança, Francisco Trincão, Luis Suárez









































