Mercado do Futebol
·11 de agosto de 2020
In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·11 de agosto de 2020
Nos play-offs estavam o FC Thun, penúltimo lugar da primeira divisão e o FC Vaduz, segundo colocado na liga de acesso, no primeiro confronto o time da capital de Liechtenstein venceu por 2 a 0, assim precisava de uma derrota simples para subir novamente. Aos 19 minutos, o atacante senegalês Mohamed Coulibaly marcou o primeiro e parecia que a vaga seria conquistada de forma tranquila, todavia não foi. Entre o final do tempo inicial e o começo dos minutos finais, o FC Thun marcou duas vezes com Basil Stillhart e Leonardo Bertone.
O jogo começou a ficar tenso, mas novamente Coulibaly resolveu ao empatar a peleja em 2 a 2. Ao prosseguir, o atacante turco Tunahan Çiçek fez o terceiro para alegria do principado, com o resultado a favor, o elenco relaxou e acabou levando a virada no final, gols do congolês Ridge Munsy e Simone Rapp, Gabriel Lüchinger do Vaduz foi expulso também. Mas, a festa já acontecia na cidade que possui somente 17 km quadrados e tem como margens o famoso Rio Reno. Sua última participação foi na temporada 2016/2017, onde ficou em último com 30 pontos em 36 partidas.
O time campeão da Copa de Liechtenstein teve vaga garantida na Europa League e as disputas seguiram até a 3ª pré-eliminatória. O primeiro jogo foi contra o Breidablik, da Islândia, ao total das partidas: 2 a 1, no segundo confronto enfrentou o MOL Vidi FC, da Hungria e a classificação somente veio na prorrogação aos 10 minutos do 1º tempo. O jovem treinador Mario Frick, de 45 anos teve na terceira rodada que duelar contra o Eintracht Frankfurt e mesmo com 6 a 0 no agregado, a experiência de chegar nessa fase foi importante (quem sabe na próxima temporada consiga a quarta fase pela primeira vez).
O FC Vaduz antes de chegar nos play-offs superou o Grasshoppers, terceiro lugar na segunda divisão com 61 pontos, até as últimas rodadas a disputa estava acirrada. Em termos de elenco existem jogadores do Kosovo, Alemanha, Áustria, Sérvia e um brasileiro naturalizado suíço, o meia Yago Gomes de 18 anos. Em termos de participação na primeira liga da Suíça, o clube participou nas temporadas 2008/2009, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017, agora terá sua quinta oportunidade entre os principais times desde que buscou novos ares.
Foto de capa: Freshfocus/IPTC Photo Metadata.
Ao vivo