Felipe Melo critica sistema defensivo do Flamengo e afirma que faltou concentração: 'Não pode levar gol' | OneFootball

Felipe Melo critica sistema defensivo do Flamengo e afirma que faltou concentração: 'Não pode levar gol' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·22 de maio de 2025

Felipe Melo critica sistema defensivo do Flamengo e afirma que faltou concentração: 'Não pode levar gol'

Imagem do artigo:Felipe Melo critica sistema defensivo do Flamengo e afirma que faltou concentração: 'Não pode levar gol'

O Flamengo venceu o Botafogo-PB por 4 a 2 e garantiu sua classificação para as oitavas da Copa do Brasil. Placar que poderia ter sido mais elástico, terminou como alerta pelos gols sofridos, em ponto que chamou atenção do ex-jogador e comentarista, Felipe Melo.

Segundo o comentarista, o que mais lhe chamou atenção na vitória e classificação do Flamengo foi os gols que o time tomou, avaliando a forma que aconteceu e o nível de concentração envolvido.


Vídeos OneFootball


"O que me chamou atenção nesse jogo foi que o Flamengo tomou dois gols. A forma que tomou e o nível de concentração que tem que se manter sempre elevado para um jogo como esse", destacou Felipe Melo.

Não sofrer gol traria confiança para o jogo contra o Palmeiras

Após a classificação, o Flamengo voltará as atenções totalmente para talvez aquele que seja a partida mais importante neste primeiro terço do Brasileirão.

O Rubro-Negro visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em partida determinante para as pretensões do clube no torneio.

Dessa forma, para Felipe Melo, o fato de evitar ao máximo tomar gols, aumentaria a confiança do time para um jogo desse tamanho.

"Próximo jogo do Flamengo é o Palmeiras fora de casa... E você passar em branco, sem tomar gol, é sempre muito importante para o sistema defensivo. Dá confiança. Então, assim, o máximo de jogo que você puder não tomar gol é sempre muito importante", analisou.

O ex-volante/zagueiro comentou sobre a importância e como afeta no psicológico, olhando para as próximas partidas, não tomar gols da forma que o Mengão sofreu diante o Botafogo-PB.

"Eu penso assim, pensando na zaga, pensando nos jogos futuros, que é muito importante a zaga de grandes clubes não tomar gol. Isso é importante demais para o psicológico do sistema defensivo", explicou Felipe Melo.

Como exemplo, Felipe usa o próprio Palmeiras, próximo adversário do Flamengo. Segundo o comentarista, o time paulista não sofreria gols como o Fla sofreu, avaliando que a equipe alviverde tem um entorno que não deixa faltar concentração.

"Você não vê o Palmeiras, por exemplo, num jogo como esse aí, tomar dois gols. Porque o entorno não deixa faltar a concentração. Eles têm essa gana de falar assim: não, a gente não pode tomar gol", disparou.

Zagas da qualidade do Flamengo não podem sofrer gols, define Felipe Melo

Analisando o nível do adversário e a qualidade do sistema defensivo do Flamengo, Felipe Melo chamou atenção para como a defesa rubro-negra não pode tomar dois gols como tomou.

Segundo o comentarista, o Mengão tem uma das melhores zagas do continente, logo, não pode sofrer assim.

"Zagas como a do Flamengo, no meu modo de pensar, são uma das melhores zagas que nós temos aí, não só do Brasil, mas do nosso continente. Toda a defesa do Flamengo, toda ela é de seleção Então assim, não pode tomar dois gols", analisou.

Filipe Luís mandou a campo um time com o sistema defensivo composto por: Varela, João Victor, Danilo e Ayrton Lucas. Na segunda etapa, Wesley entrou.

Felipe Melo alerta sobre nível de concentração do Flamengo

Uma das principais críticas que o Flamengo tem enfrentado é sobre a maneira como encara os jogos.

Contra o Botafogo-PB, após menos de 10 minutos já ter resolvido a classificação, para Felipe Melo, faltou concentração, o que permitiu os deslizes defensivos que resultaram nos dois gols do adversário.

O ex-jogador chamou atenção para esse fator, avaliando que os jogadores do Rubro-Negro precisam manter o foco independente do adversário e competição.

"Esse nível de concentração não importa se é um jogo considerado jogo treino ou se é uma final de Libertadores. O nível de concentração dentro de campo tem que ser sempre o mesmo. Porque isso aí são coisas que de repente vão influenciar no futuro. E acreditem, influenciam no futuro. Você toma um gol aqui, daqui a pouco você vai tomar outro gol ali, outro lá...", ponderou Felipe Melo.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Palmeiras, neste domingo (25), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque.

Saiba mais sobre o veículo