Revista Colorada
·14 de outubro de 2025
Fernando Carvalho confirma intenção do Inter sobre o título do Brasileirão de 2005

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·14 de outubro de 2025
Após o lançamento do documentário “Máfia do Apito”, produzido pelo “SporTV”, o título do Campeonato Brasileiro de 2005 voltou a ser debatido nos corredores do estádio Beira-Rio. Diante das novas declarações, o Internacional pretende acionar a CBF para ser considerado o campeão daquela edição da competição nacional.
O entendimento do Clube do Povo é de que não haviam provas de manipulação em jogos anulados do Corinthians. Na época, por conta do cancelamento de dois jogos em que havia perdido pontos, o time paulista teve a oportunidade de recuperar os pontos e ultrapassou o Colorado, se sagrando campeão ao final da competição nacional.
Desta forma, um grupo de conselheiros do Internacional, que é liderado por Leonardo Aquino, vai procurar a CBF para que o time gaúcho seja reconhecido como campeão nacional. Por mais que já tenham se passado 20 anos, o Colorado entende ser plausível o pedido de ficar com o troféu de forma retroativa.
Para completar, o Clube do Povo sequer está pedindo a anulação do título do Corinthians. De acordo com a confirmação feita pelo ex-presidente Fernando Carvalho, durante entrevista para o programa “Bola nas Costas”, da “Rede Atlântida”, a meta é dividir a conquista com o time da Neo Química Arena.
“Nossos argumentos estão na esteira dos fatos novos surgidos agora. O Inter entende que seria bom para o esporte brasileiro que fôssemos reconhecidos campeões daquela época junto ao Corinthians. Não queremos tirar o título do Corinthians. Procuramos documentação, entrevistas da época. Edilson externou que não interveio nos jogos anulados do Corinthians”, argumentou Fernando Carvalho.