Trivela
·24 de março de 2023
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·24 de março de 2023
A seleção polonesa não é a mais qualificada do mundo, mas tem jogadores para fazer mais do que costuma fazer. Entre eles, Robert Lewandowski. A nova tentativa de potencializar o talento à disposição foi o português Fernando Santos, técnico campeão da Eurocopa de 2016, e o começo, vamos colocar desta forma, não foi animador. A Tchéquia marcou duas vezes nos primeiros três minutos em Praga e venceu confortavelmente por 3 a 1, pela primeira rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2024.
Ao contrário da adversária, a Tchéquia atua perto do que pode com mais frequência, apesar de não ter se classificado para a última Copa do Mundo. Chegou às quartas de final da última Eurocopa, porém, e conta com alguns bons nomes. Adam Hlozek, por exemplo, que começa a aparecer mais no Bayer Leverkusen e foi titular no comando de ataque. A Polônia não teve grandes mudanças. Santos usou linha de quatro na defesa, com Zielinski encostando em Lewandowski, e Frankowski e Szymánski pelos lados.
Fernando Santos, conhecido pela solidez defensiva das suas equipes, levou um gol com 27 segundos de trabalho. E do jeito mais ingrato possível: direto de uma cobrança de lateral de Vladimir Coufal. Ladislav Krejci se antecipou e desviou de cabeça. No segundo minuto, David Jurásek fez jogada pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Tomás Cvancara. Dois golpes fatais à seleção polonesa.
Jiri Pavlenka fez boa defesa contra o chute de frente de Frankwoski, após Szymanski perder o controle de um domínio, e depois em uma tentativa de longe de Karol Linetty. Mas a Polônia criou pouco para mudar sua sorte antes do intervalo, e Szczesny teve que fazer uma defesa dupla para impedir um prejuízo maior.
No segundo tempo, Cvancara perdeu uma boa chance de ampliar em contra-ataque, mas Jan Kuchta completou o passe de Alex Král e decidiu de vez a partida. A Polônia ainda descontou, aos 42 minutos do segundo tempo, Szymanski desviando um cruzamento rasteiro, após cobrança de escanteio para o meio da área. O resultado não é tão ruim aos poloneses, que ainda são candidatos à classificação direta no grupo que também conta com Moldávia, Albânia e Ilhas Faroe, mas o começo do trabalho de Santos não foi dos melhores.