oGol.com.br
·28 de setembro de 2025
Ferroviária vence o Botafogo fora, se afasta do Z4 e mantém o rival atolado

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·28 de setembro de 2025
O Bota-Ferro de número 146 foi repleto de emoções. O clássico entre Botafogo-SP e Ferroviária em Ribeirão Preto começou disputado, com a AFE melhor no começo e com o Pantera respondendo. Foi na segunda etapa que a Locomotiva marcou duas vezes e encaminhou a vitória, mas o Bota reagiu, descontou no placar e foi para cima. A equipe de Araraquara se segurou no final, garantiu a vitória fora de casa e manteve o tabu de 16 anos sem perder o clássico em Ribeirão Preto. 2 a 1. Locomotiva volta a vencer após seis jogos.
A Ferroviária se distancia ainda mais do Z4 e tem 36 pontos somados na 14ª posição da Série B. O Botafogo segue atolado na zona de rebaixamento com 29 somados, na 18ª colocação.
A Locomotiva começou apertando o Botafogo e quase largou em vantagem logo cedo. Aos quatro minutos, Lucas Rodrigues chegou ao fundo pela direita e cruzou na área, onde Zé Mário, livre de marcação no segundo poste, fez o mais difícil e testou por cima do gol.
E a Ferroviária seguiu com o controle inicial da partida, para assustar novamente apenas três minutos depois. Fabrício Daniel cobrou escanteio venenoso e mandou a bola na área, onde Gustavo Medina desviou no primeiro poste e Ricardinho quase completou na segunda trave para o fundo do gol.
O Pantera, conforme passava o tempo, passou a se interessar pelo jogo, equilibrou as ações e também levou perigo. Aos 26 minutos, Dênis Júnior saiu da meta para socar a bola em cruzamento, mas a sobra ficou viva para Jean Victor. O lateral dominou e bateu com endereço, mas o arqueiro mergulhou e fez boa defesa.
Já na reta final do confronto, o clube de Ribeirão Preto foi mais assertivo e chegou assustando mais, mas também sem marcar. Com 34 jogados, Marquinho cobrou bom escanteio na área e Matheus Barbosa desviou na primeira trave. Atento, Dênis Júnior fez grande defesa na base do puro reflexo.
A Ferroviária começou inspirada e assustou logo cedo. Aos cinco minutos, Lucas Rodrigues cobrou falta da intermediária e soltou uma bomba direta para o gol, mas Victor Souza espalmou para escanteio. Na sobra do tiro de canto, Fabrício Daniel voltou a arriscar e carimbou a defesa.
E não demorou muito para que a equipe de Araraquara abrisse o placar fora de casa. Três minutos mais trade, Zé Mário levantou na área pela esquerda, Jean Victor desviou de cabeça e a bola sobrou com Fabrício Daniel do outro lado. O camisa 10 mandou rasteiro na pequena área, contou com falha de Victor Souza e viu Juninho aparecer para completar de cabeça no segundo poste.
Inspirada, a Locomotiva seguiu em ritmo alto e, aos 12 minutos, teve a chance de ampliar o marcador. Alencar recebeu na área, fez o giro e foi derrubado por Jean Victor. A arbitragem sinalizou com pênalti e Carlão ficou com a bola. Com categoria, o centroavante deslocou Victor Souza e colocou a Lei do Ex em prova.
Mesmo que o Botafogo estivesse atordoado e perdido em campo, os comandados de Allan Aal descontaram no placar. Leandro Maciel cobrou escanteio na área, Ericson testou travado no meio da área e Guilherme Queiroz pegou a sobra para mandar firme e estufar as redes.
O fim do jogo foi um verdadeiro ataque contra defesa. O Tricolor buscou o segundo gol com vários cruzamentos na área. Alguns foram desviados pela defesa e outros levaram reais perigos para Dênis Júnior, como foi o que terminou com cabeceio de Léo Gamalho para fora. Apesar do perigo, a Ferroviária se segurou e saiu de Ribeirão Preto com os três pontos.