oGol.com.br
·23 de maio de 2025
Festa azzuri: Napoli cumpre o dever de casa e conquista a Itália pela quarta vez

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 de maio de 2025
Duas temporadas depois de encerrar o jejum de três décadas, o Napoli repetiu o feito histórico, desta vez com doses de emoção, e voltou ao topo do futebol italiano. Em uma rodada nervosa, com finais paralelas com a Internazionale, os Azzurri superaram a pressão do favoritismo na partida final e comemoraram o título do Calcio pela quarta vez em sua história.
No Estádio Diego Armando Maradona, o time de Antonio Conte abriu o placar com um golaço do herói improvável McTominay e fecharam a vitória com Lukaku. O placar de 2 a 0 diante do Cagliari garantiu a festa em Nápoles, mesmo com a vitória da Internazionale contra o Como 1907.
O palco estava montado, os convidados já haviam chegado, bastava apenas o dono da festa cumprir com o seu dever. Com um ponto de vantagem sob a Internazionale, o Napoli dependia apenas das suas forças para voltar a conquistar o título italiano em casa.
Embora sem pretensões na rodada final, o Cagliari foi o convidado indigesto na festa azzurri e tentou de todas as formas colocar água no chopp. Entretanto, o Napoli estava preparado para a postura acuada dos visitantes e iniciou uma blitz desde os primeiros lances.
Antes dos dez minutos, o time de Antonio Conte já havia criado três oportunidades de abrir o placar. Raspadori arriscou cruzado e Sherri salvou com a ponta dos dedos. Anguissa subiu livre na pequena área e não alcançou cruzamento da esquerda. E Gilmour infiltrou com espaço na área, mas o goleiro abafou a finalização.
Na medida em que a pressão aumentou, o Cagliari ficou ainda mais retraído, no entanto, o nervosismo passou a ser mais um obstáculo no caminho do Napoli. Com dificuldade para voltar a achar espaços, os donos da casa passaram a arriscar finalizações precipitadas e pararam no muro formado pelos visitantes.
Na reta final do primeiro tempo, a Inter já havia aberto o placar e aumentado a pressão para os lados de Nápoles. O time azzurri, então, subiu o tom da pressão, martelou ainda mais a defesa adversária e encontrou o alívio com um herói improvável.
Com a marcação dobrada em cima de Lukaku e Raspadori, McTominay precisou do mínimo espaço para mostrar a sua veia de centroavante. Aos 42, o escocês recebeu cruzamento de Politano, ajeitou o corpo no meio da área e emendou um lindo voleio para deslanchar o Napoli para o título.
Apesar do clima menos tenso no Diego Armando Maradona, o Napoli continuou concentrado na partida e não deixou o clima de festa das arquibancadas entrar no gramado. Na volta do intervalo, o time sustentou a postura ofensiva e colocou a segunda mão na taça.
O Cagliari ensaiou uma mudança de estratégia e pressionou a marcação no campo de ataque. Com qualidade na saída de bola, o Napoli envolveu a marcação e ligou o contra-ataque para Lukaku. O belga impôs toda a sua força física e qualidade técnica em ação e engoliu a marcação, antes de tocar na saída do goleiro e marcar o golaço da noite.
O segundo gol definiu o rumo do Campeonato Italiano. O placar favorável deixou o Napoli confortável para diminuir a rotação da partida e administrar o resultado construído. O Cagliari também aceitou o destino e contribuiu para um restante de segundo tempo protocolar.
Nos minutos finais, o Napoli aproveitou a festa. Trocou passes, rodou a bola e deixou o relógio correr. Nada mais tirava o título de Nápoles. Bastou esperar o apito final e levar a festa das arquibancadas e do entorno do estádio para o gramado.