Gazeta Esportiva.com
·25 de novembro de 2025
Festival de Cinema celebra o futebol feminino no Museu do Futebol; veja programação

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 de novembro de 2025

De 27 de novembro a 1o de dezembro, o Museu do Futebol se transforma em uma grande sala de cinema para receber o 1o Festival de Cinema Mulheres no Futebol. O evento, inédito e gratuito, celebra o protagonismo feminino nas telas e nos bastidores do cinema esportivo, com uma mostra competitiva de curtas e longas-metragens de diversos países dedicados ao futebol feminino.
Realizada em parceria com o Cinefoot, a programação inclui também filmes infantojuvenis, mesas- redondas, homenagens, oficina artística e uma exposição com acervo fotográfico do museu.
A abertura do Festival será na quinta-feira, com a exibição do documentário As Primeiras, de Adriana Yañez, que resgata a trajetória das pioneiras da Seleção Brasileira Feminina e homenagem às atletas. Em seguida, haverá um bate-papo e a inauguração da mostra Mulheres no acervo do Museu do Futebol, com curadoria do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) a partir de imagens de mulheres no acervo do Museu do Futebol.
A programação segue com a Mostra Competitiva Internacional, reunindo curtas e longas-metragens de Brasil, Alemanha, Argentina, França, Reino Unido, Itália e coproduçao Filipinas/EUA, além de sessões especiais dedicadas às árbitras, à Seleção Brasileira de Futebol de Cegas e uma homenagem à cineasta Laís Bodanzky, que participará de um bate-papo com a atriz e cineasta Bruna Linzmeyer.
Entre os destaques, está a mesa-redonda Farol do Futebol Feminino, que reunirá mulheres atuantes nas áreas institucional, da mídia e do esporte profissional para compartilhar experiências e debater as perspectivas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Museu do Futebol (@museudofutebol)
Além da exibição de filmes, debates e exposição, haverá também uma ambientação especial na fachada do Pacaembu, com mobiliário, jogos e venda de comidas e bebidas, tudo pensado para convidar o público a permanecer e vivenciar o espaço.
A cerimônia de encerramento e premiação do Festival será na segunda-feira (01/12), com a exibição do documentário De Virada- Bastidores e Desafios do Futebol, de Carla Meireles e Roberta Cunha e homenagem à cineasta Laís Bodanzky.
Ao vivo









































