
Gazeta Esportiva.com
·16 de março de 2022
Fifa autoriza jogadores ucranianos a se transferir para outros clubes

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de março de 2022
Nesta quarta-feira, a Fifa estendeu a jogadores ucranianos a possibilidade de assinar contratos com clubes de outros países sem ter que esperar a abertura da janela de transferências. A iniciativa havia sido divulgada na última semana, visando atletas e treinadores estrangeiros em Ucrânia e Rússia.
Como a Ucrânia declarou uma mobilização geral na qual os homens de 18 a 60 anos devem permanecer no país, será necessário que os jogadores estejam “autorizados a sair conforme as regras atuais sobre os movimentos transfronteiriços de cidadãos ucranianos”, informou a Fifa em comunicado.
Cada clube poderá receber até dois profissionais beneficiados por esta medida, conforme detalhado em anexo do regulamento sobre o estatuto dos jogadores afetados pela invasão da Rússia à Ucrânia.
Na semana passada, o Conselho da Fifa suspendeu os contratos de jogadores e treinadores estrangeiros que atuavam em Rússia e Ucrânia até o fim da temporada.
A Rússia está isolada no mundo esportivo e excluída de competições internacionais. O objetivo desta medida da Fifa é “facilitar a saída” de todos os que não tenham chegado a um acordo com seus clubes.
Estes profissionais terão o “direito de suspender unilateralmente seu contrato de trabalho” até o dia 30 de junho e poderão assinar com equipes de outros países até 7 de abril.