Jogada10
·12 de novembro de 2025
Fifa descobre documentos raros sobre a Seleção de 1970

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 de novembro de 2025

A Fifa resgatou documentos inéditos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970 e os exibiu na exposição “Inovação em Ação: Tecnologias do futebol dentro e fora do campo”, no museu da entidade, em Zurique, na Suíça. A mostra, por sinal, brinda o público com uma perspectiva histórica sobre a evolução do esporte mais popular do mundo.
Estes itens da Seleção estavam, aliás, armazenados em pastas durante décadas. A curadoria do próprio museu da Fifa descobriu as raridades.
Os documentos são o resultado de um teste de aptidão física com os jogadores da Seleção. Os exames datam de poucos meses antes de a delegação embarcar para o México, onde o Brasil de 70 conquistaria o tricampeonato mundial e se notabilizaria como um dos grandes esquadrões de todos os tempos.

Documentos raros relacionados à Seleção tricampeã mundial – Foto: Divulgação/Fifa
Os dados incluem os resultados dos jogadores no “Teste de Cooper”. A finalidade desta prova é avaliar a aptidão física dos jogadores, registrando a distância que um futebolista percorre em 12 minutos.
Um spoiler! Na exposição, os visitantes vão se surpreender com o teste de Pelé. Afinal, o “Cooper” classificou o Rei apenas como “bom” em vez de “muito bom”, como era de praxe durante toda a carreira do Atleta do Século. No entanto, naquela época, o camisa 10 do Santos, com quase 30 anos, se preparava para disputar a quarta Copa do Mundo consecutiva.
A exposição contempla, além da jornada pela tecnologia, a necessidade que inspirou a criação do futebol e como o esporte se adaptou a diferentes culturas e exigências.









































