⚠️ Fifa estende punição, e Prestianni pode desfalcar Argentina na Copa | OneFootball

⚠️ Fifa estende punição, e Prestianni pode desfalcar Argentina na Copa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·06 de maio de 2026

⚠️ Fifa estende punição, e Prestianni pode desfalcar Argentina na Copa

Imagem do artigo:⚠️ Fifa estende punição, e Prestianni pode desfalcar Argentina na Copa

O Comitê Disciplinar da Fifa confirmou que a suspensão aplicada ao atacante Gianluca Prestianni, do Benfica, terá validade global.

A informação foi divulgada pelo The Athletic, e confirmada por outros importantes veículos de imprensa, como o AS, da Espanha.


Vídeos OneFootball


Segundo o braço de esportes do New York Times, um porta-voz da Fifa declarou, nesta quarta-feira (6), que a “Comissão Disciplinar da FIFA decidiu alargar a suspensão de seis jogos imposta pela Uefa ao jogador do SL Benfica, Gianluca Prestianni, para que tenha efeito em todo o mundo.”

A decisão ratifica a sanção imposta anteriormente pela Uefa por "conduta discriminatória" durante um confronto contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões.

O jogador argentino foi acusado de proferir ofensas racistas contra o brasileiro Vinicius Jr., o que agora gera um impacto direto nos planos da seleção da Argentina para a Copa do Mundo de 2026.

Detalhes da Punição

A Uefa condenou Prestianni a um total de seis jogos de suspensão.

No entanto, a pena foi dividida da seguinte forma:

  1. Três jogos de cumprimento imediato.
  2. Três jogos em regime condicional, que só serão aplicados caso o atleta reincida em condutas semelhantes nos próximos dois anos.

Como Prestianni já cumpriu uma partida de suspensão, ele ainda deve duas.

Com a extensão da Fifa para âmbito mundial, caso seja convocado por Lionel Scaloni, o atacante terá de cumprir esses dois jogos de gancho durante a fase de grupos da Copa do Mundo, ficando de fora das primeiras rodadas do torneio.

Nova Regra da IFAB

O episódio ocorreu em fevereiro, no Estádio da Luz, após Vinicius Jr. marcar um gol e ser alvo de ofensas.

Na ocasião, o brasileiro denunciou o racismo ao árbitro François Letexier, que acionou o protocolo oficial, paralisando a partida por 10 minutos.

Kylian Mbappé, companheiro de Vini, reforçou a denúncia, afirmando ter ouvido os insultos repetidas vezes.

A defesa de Prestianni alegou que o termo utilizado foi uma ofensa homofóbica ("maricón") e não racista ("mono"), mas a justificativa não evitou a condenação por discriminação.

O caso foi tão emblemático que motivou uma mudança nas leis do jogo pela International Board (IFAB).

A partir desta Copa do Mundo, qualquer jogador que for flagrado escondendo a boca com as mãos para proferir ofensas será punido com expulsão imediata.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

📸 PATRICIA DE MELO MOREIRA - AFP or licensors

Saiba mais sobre o veículo