Fifa tira pontos de seleção nas eliminatórias por conta de escalação irregular | OneFootball

Fifa tira pontos de seleção nas eliminatórias por conta de escalação irregular | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·29 de setembro de 2025

Fifa tira pontos de seleção nas eliminatórias por conta de escalação irregular

Imagem do artigo:Fifa tira pontos de seleção nas eliminatórias por conta de escalação irregular

— Continua depois da publicidade —

A seleção da África do Sul foi punida com uma derrota por 3 a 0 para o Lesoto por conta da escalação irregular de um jogador, em partida válida pelas Eliminatórias africanas da Copa do Mundo de 2026. A punição foi anunciada pela Fifa e anula o resultado inicial do jogo, que havia sido por 2 a 0.


Vídeos OneFootball


O órgão máximo do futebol concluiu após uma investigação sobre a escalação do meio-campo Teboho Mokoena, que estava suspenso por acúmulo de cartões amarelos nas duas partidas prévias (contra Benin e Zimbábue). Por conta disso, ele não deveria ter participado da partida que foi disputada na cidade de Polokwane, no último dia 21 de março.

Por conta da punição, os ‘Bafana Bafana’ caíram para a segunda posição do Grupo C das Eliminatórias, sendo ultrapassados pelo Benin, que estava na vice-liderança da chave. Enquanto o Lesoto se manteve na quinta posição, com agora nove pontos.

Publicidade

Imagem do artigo:Fifa tira pontos de seleção nas eliminatórias por conta de escalação irregular

Seleção Sul-Africana antes de partida pelas eliminatórias (Foto: Divulgação/Bafana Bafana)

Segundo a Fifa, a África do Sul violou o Artigo 19 do Código Disciplinar da Fifa ao escalar o volante Teboho Mokoena. Além disso, a Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA) ainda tem dez dias para recorrer da decisão e também terá que pagar uma multa de 10 mil francos suíços (cerca de R$ 67 mil, na cotação atual).

A punição renova as esperanças de classificação da favorita Nigéria, que tem 11 pontos e fica a apenas três atrás da surpresa Benin e da África do Sul, ambos com 14. As duas últimas rodadas das Eliminatórias africanas serão disputadas no próximo mês de outubro.

Apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2026. Enquanto os nove melhores segundos colocados jogarão um playoff, e o vencedor vai garantir vaga na repescagem continental, que será disputada nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre o veículo