MundoBola Flamengo
·15 de abril de 2025
Filipe Luís abre mão de xodós, que reforçam Sub-20 no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 de abril de 2025
Nesta quarta-feira (16), o Flamengo enfrentará o Cruzeiro pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Em sua estreia, Nuno Campos terá três reforços do time comandado por Filipe Luís.
Segundo os portais "Flazoeiro" e "Flabase", João Victor, Joshua e Wallace Yan estarão à disposição do técnico português para a partida contra a equipe mineira. Ou seja, os três Garotos do Ninho não serão relacionados por Filipe Luís para o duelo contra o Juventude.
João Victor e Joshua não possuem muita minutagem pelos profissionais. O zagueiro atuou apenas 107 minutos na equipe principal, sendo dois jogos no Carioca e um pela Libertadores. No caso do meia-atacante, o técnico do Flamengo ainda não oportunizou a joia com minutos até o momento.
Xódo de Filipe Luís, Wallace Yan vem se destacando neste início de temporada, tendo atuado um total de 90 minutos com treinador. O motivo do atacante ter "descido" para o Sub-20 foi o retorno do Camisa 9 Pedro.
Wallace Yan é um atacante polivalente, podendo atuar nas duas pontas e centralizado, no entanto, o Garoto do Ninho encontra dificuldade de "furar a fila" no time principal. Além de Pedro, jogadores como Bruno Henrique, Luiz Araújo, Plata e Michael estão à frente do jogador na visão de Filipe.
No caso de Joshua, apesar de não ter estreado pelo Flamengo, o jovem atua na mesma faixa de campo de Arrascaeta e Matheus Gonçalves, estando atrás dos mesmos.
A posição é vista como carente no Rubro-Negro, que visa a contratação de um atleta para disputar a titularidade com o Camisa 10 uruguaio. Outra opção seria Lorran, contudo, a joia ainda não está pronta para atuar na equipe principal, de acordo com José Boto.
Além do time profissional, o técnico do Flamengo já conhece o futebol dos três jovens desde os tempos de Sub-17 e Sub-20. João Victor já recebeu elogios de Filipe, que afirmou que o zagueiro não duraria muito tempo no futebol brasileiro.
"É um jogador que é dos diferentes, que passaram pela base do Flamengo. Tenho plena confiança nele, na evolução dele, no que esse menino é capaz. E vai se desenvolver muito ainda", afirmou o técnico em coletiva após empate contra o São Paulo pela FC Series.
O mais testado dos três, Wallace Yan foi elogiado pela sua ambição e vontade vencer. Além disso, em coletiva pós-jogo Filipe Luís já antecipou que o atacante teria minutos no Sub-20 caso não atuasse pelos profissionais.
"Ele tem muita ambição e vontade de vencer. Ele faz mais do que a gente pede. Ele vem treinando muito bem, melhorando muito e me dá confiança que posso contar com ele. É um jogador importante no plantel e demonstrou isso hoje. Conto com ele. Ele vai ter minutos aqui e no sub-20, porque precisa continuar se desenvolvendo", disse o treinador após o empate contra o Internacional.
Já o meia-atacante Joshua foi destaque da equipe Sub-17 de Filipe Luís campeã da Copa Rio contra o Vasco. O jogador de 17 anos foi o artilheiro da competição com 12 gols marcados.
Além dos três, o Flamengo possui outros jogadores com e sem minutagem sob comando de Filipe Luís. Dyogo Alves, de 21 anos, é o terceiro goleiro da equipe, tendo atuado apenas pelo time alternativo no início do Carioca.
Cleiton entrou em apenas duas partidas com Filipe Luís, enquanto Evertton Araújo atuou 395 minutos em nove jogos. Na reta final de 2024, o volante recebia mais oportunidades, cenário diferente da atual temporada, na qual o jogador caiu de produção.
O caso de Matheus Gonçalves possui maior reclamação por parte da torcida do Flamengo. O meia-atacante atuou 154 minutos em oito partidas, sendo apenas uma como titular.
Segundo o jornalista Venê Casagrande, a pouca minutagem de Matheus Gonçalves se deve, simplesmente, a uma opção técnica de Filipe Luís.