Gazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025
Filipe Luís celebra vaga, exalta elenco do Flamengo e explica mudanças

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025

O técnico Filipe Luís celebrou a classificação do Flamengo para a final da Copa Libertadores 2025 após o empate em 0 a 0 com o Racing, nesta quarta-feira, em Avellaneda. Em sua primeira final continental como treinador do time principal, o ex-lateral exaltou o espírito coletivo e a força mental da equipe, que atuou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos após a expulsão de Gonzalo Plata.
“Hoje foi uma vitória de um time com alma. De um time competitivo, aguerrido, que sabe jogar contra qualquer adversário. Um time que sabe o que quer. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores”, afirmou Filipe em coletiva pós-jogo.
O treinador ressaltou que o Flamengo vive um ciclo de sucesso construído ao longo da última década. “Desde que cheguei aqui, em 2019, o Flamengo tinha uma final. Agora, são cinco na história. Isso mostra o tamanho desse clube e das pessoas que fazem tudo pelo Flamengo.”
O treinador também explicou as mudanças táticas após a expulsão de Plata e destacou a dificuldade do adversário. “O Racing é um time muito difícil de se jogar contra. Pela forma que eles defendem, pela forma que atacam, pela clareza que têm de como chegar na área do adversário, isso tudo fazia com que hoje fosse um desafio maiúsculo para nós”, disse.
“Entender que estávamos com a vantagem no placar nos fez povoar bem a última linha. Eles colocam seis jogadores na última linha, por vezes sete, e é muito difícil. Acreditamos que com uma linha de cinco seria melhor para defender os cruzamentos, porque é um time que vive muito da bola parada. As trocas foram pensadas nesse ponto e, por sorte, deu certo”, complementou
Filipe ainda elogiou o goleiro Rossi, o grande nome da partida em El Cilindro. “Ele gosta de trabalhar, de evoluir e está em um grande momento. Esperamos que siga assim”, disse.
Questionado sobre críticas recebidas, o técnico foi enfático ao reafirmar sua confiança no grupo. “Escutamos muitas coisas durante a semana, mas eu acredito demais nos meus jogadores. Eles são ambiciosos, querem ser campeões e mostraram que o Flamengo é capaz de se adaptar a qualquer situação. O futebol não é guerra. É um esporte maravilhoso, e o melhor vence na bola”, declarou.
Com a vaga assegurada, o Flamengo disputará sua quinta final de Libertadores no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru — palco da conquista de 2019. O adversário sairá do confronto entre Palmeiras e LDU, que duelam nesta quinta-feira, no Allianz Parque.
Racing
Central Córdoba x Racing – 14ª rodada do Argentino Data e horário: 3/11/2025, às 19h (de Brasília) Local: Estadio Alfredo Terrera
Flamengo
Flamengo x Sport – 31ª rodada do Brasileirão Data e horário: 1º/11/2025, às 21h (de Brasília) Local: Estádio do Maracanã
Ao vivo









































