Coluna do Fla
·26 de setembro de 2025
Filipe Luís minimiza derrota e avisa: “A manchete é só uma. Flamengo está na semifinal da Libertadores”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26 de setembro de 2025
O Flamengo perdeu por 1 a 0, jogou mal, mas avançou na Libertadores. E é isso que o técnico Filipe Luís quer que seja destacado. Na quinta-feira (25), o Rubro-Negro eliminou o Estudiantes (ARG), nos pênaltis, e segue para as semifinais após ‘batalha’ em La Plata.
— Foi um jogo muito difícil, nosso adversário fez um sacrifício imenso na parte defensiva. Todos os jogadores se envolveram muito na defesa. Eles nos induzem muito a sair por dentro para sair no contra-ataque. Ao mesmo tempo que cedem espaços, aproveitam as perdas de bola e isso gera frustrações, que o time se parta muito durante o jogo, principalmente a forma que eles têm de atacar, que é com bolas longas no atacante e jogo por fora. Esse tipo de jogo não é fácil, é difícil jogar quartas de final da Libertadores —, disse Filipe Luís.
— Talvez as manchetes de amanhã serão “Flamengo passa, mas…”, sempre tem o “mas”, mas a manchete é só uma: “O Flamengo está na semifinal”. A eliminatória tem 180 minutos, passamos nos pênaltis e, se passamos, merecemos passar. Sou muito grato. Desde 2019, vivi coisas incríveis e sinto que esse clube é especial e a sinergia que tenho aqui faz eu viver emoções incríveis. Estou feliz por passar de fase —, acrescentou o técnico do Flamengo.
Em outro momento da entrevista, Filipe Luís destacou que, ao chegar ao Flamengo em 2019, o clube estava há mais de 30 anos sem jogar a semifinal da Libertadores. Com a classificação desta quinta-feira (25), o Rubro-Negro atuará nesta fase pela sétima vez.
Três foram na década de 80: 1981, 1982 e 1984. Mais recentemente: 2019, 2021, 2022 e agora em 2025. Das seis vezes anteriores, o Flamengo terminou com o título em três ocasiões. Portanto, o Mengão tem a chance de ‘desempatar’ esse retrospecto na atual temporada.
Classificado, o Flamengo agora enfrenta o Racing (ARG) na semifinal. A partida de ida será no Maracanã, com volta em Avellaneda. A Conmebol ainda não definiu as datas dos confrontos, mas serão nas duas últimas semanas do mês de outubro.