Filipe Luís paga salário de funcionário do Flamengo | OneFootball

Filipe Luís paga salário de funcionário do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·12 de outubro de 2025

Filipe Luís paga salário de funcionário do Flamengo

Imagem do artigo:Filipe Luís paga salário de funcionário do Flamengo

No início da carreira de técnico, Filipe Luís chegou a pagar parte de salário de auxiliar


Nos últimos anos de carreira como lateral esquerdo, Filipe Luís tinha como certo o próximo passo da vida: se tornar técnico. A vontade era tanta, que o treinador chegou a pagar parte do salário do auxiliar Ivan Palanco, pedido especial do ex-atleta para integrar a comissão rubro-negra na base, onde ‘Filipinho’ iniciou a trajetória.

A curiosidade foi revelada por Bruno Spindel, ex-dirigente do Flamengo. Na ocasião, Filipe Luís pagou parte dos salários do espanhol enquanto comandava os times sub-17 e sub-20. Porém, quando a comissão ‘subiu’ para o profissional, o cenário mudou.


Vídeos OneFootball


O QUE DISSE SPINDEL SOBRE FILIPE LUÍS?

Tinha um compromisso nosso de dar oportunidade a ele de ter o primeiro trabalho como treinador na base do Flamengo quando ele decidisse se aposentar (…) No final do ano (2023), o Filipe chamou a gente e avisou que decidiu parar. Mas pediu para ele anunciar o fim da carreira. E nós perguntamos o que ele queria para o futuro. Ele disse que queria ser treinador e nós lembramos o compromisso dele ser treinador da base do Flamengo. Ele topou —, iniciou Spindel, ao GE.

Trouxe o Diogo (Linhares, preparador), o Ivan (auxiliar). Para entenderem o detalhe e o nível de vontade do Filipe em tudo o que ele faz na vida dele, o Ivan estava vindo do Japão e tinha uma outra realidade financeira que não condizia com a base do Flamengo. E parte do custo do Ivan era pago pelo próprio Filipe —, acrescentou.

QUANDO O FLAMENGO PASSOU A PAGAR O SALÁRIO DE PALANCO?

Filipe Luís começou bem a trajetória na base e ganhou títulos, como a Copa Rio Sub-17 e o Mundial de Clubes Sub-20. Portanto, a chance no profissional era questão de tempo, e veio em outubro do ano passado, com a saída do então comandante da equipe principal.

Na demissão do Tite, a gente chamou o Filipe para ser treinador. A negociação desse contrato foi de “cinco minutos”. Ele disse que era o sonho dele e que assinaria o contrato que a gente fizesse. Ele disse “o contrato que você fizer aí, eu assino” (risos). Fizemos um contrato de 15 meses porque a gente acreditava muito nele —, contou o ex-dirigente.

Ele só pediu para aumentar os auxiliares e disse que podia tirar do dinheiro dele. Mas não fizemos isso, claro. Reajustamos o contrato dentro do que ele pediu. Eu tenho certeza que ele vai ser um dos maiores treinadores do mundo da geração dele e tenho certeza que vai ser treinador da seleção brasileira um dia —, encerrou Spindel.

QUAL A PROGRAMAÇÃO DE TRABALHO DE FILIPE LUÍS E PALANCO?

Com Filipe Luís e Ivan Palanco há um ano nos profissionais, o Flamengo tenta mais um título, depois de levantar a Copa do Brasil 2024, Supercopa 2025 e Carioca 2025. Na próxima quarta-feira (15), o Mengão tenta encostar no líder Palmeiras no Brasileirão. Assim sendo, a bola rola a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão.

Saiba mais sobre o veículo