Jogada10
·29 de dezembro de 2025
Filipe Luís quebra marca no Flamengo que durava desde 2012; entenda

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·29 de dezembro de 2025

Ao anunciar a renovação do técnico Filipe Luís para as próximas duas temporadas, o Flamengo quebrará uma marca interna que já perdura desde o triênio 2010, 11 e 12. Afinal, o treinador repetirá uma escrita de Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe. Não entendeu? O Jogada10 explica.
Um fato de conhecimento geral no futebol é que as equipes grandes do Rio de Janeiro são as que mais trocam de treinadores, especialmente no Século XXI. E o Flamengo, mesmo vivendo fase de reconstrução desde 2013, não fica fora dessa lista. Isso porque o Rubro-Negro já teve 25 trocas desde o ano citado, o que representa praticamente duas por ano.

Filipe Luís renova com o Flamengo e quebra marca que durava 13 anos – Foto: Adriano Fontes/CRF
Antes disso, uma raridade ocorreu entre 2010 e 2012. Afinal, Vanderlei Luxemburgo chegou em outubro de 2010 para assumir novamente o Flamengo. Ele permaneceu por toda temporada de 2011 e iniciou 2012 no cargo, comandando a equipe por três partidas antes de sair do clube por divergências com a diretoria. Apesar de não ter ficado os três anos completos, foram três temporadas corridas, algo incomum no futebol carioca.
Depois dele, passaram inúmeros nomes. Joel Santana, Dorival Júnior, Jorginho, Mano Menezes, Jayme de Almeida, Ney Franco, Luxemburgo (novamente), Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho, Zé Ricardo, Reinaldo Rueda, Paulo César Carpegiani, Maurício Barbieri, Dorival Júnior (novamente), Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior (novamente), Vitor Pereira, Jorge Sampaoli e Tite antes da chegada de Filipe Luís. Extensa lista, não?

Vanderlei Luxemburgo teve longa passagem pelo Flamengo entre 2010 e 2012 – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Multicampeão pelo Flamengo, Filipe Luís, enfim, renovou seu contrato, que encerrava já nesta quarta-feira (31/12), último dia do ano. O comandante iniciou a nova carreira após pendurar as chuteiras, começando no sub-17 do time da Gávea. Depois, logo foi para o sub-20, se credenciando como um dos nomes a assumir a equipe principal.
Pois bem. Em 2024, após a conturbada saída de Tite, Filipinho deu o pontapé inicial em sua nova empreitada, assumindo seu primeiro time profissional. Mostrando que tem o cheiro que os troféus gostam, logo venceu a Copa do Brasil, angariando seu primeiro título na nova carreira. Não à toa, permaneceu para 2025. Apesar de algumas turbulências, teve um ano extremamente vitorioso, levantando sete taças e ficando a um passo de conquistar o mundo pelo Fla.
Assim, dando sequência ao trabalho realizado, a diretoria rubro-negra buscou sua renovação, reajustando o salário do treinador e de sua comissão. Assim, iniciará 2026 à frente do Flamengo, sendo o primeiro treinador a ficar ininterruptamente no cargo em três temporadas consecutivas. Outra marca que Filipe Luís igualou em 2025 é de ter sido o primeiro desde Luxemburgo (2011) a iniciar e terminar a mesma temporada no cargo.









































