Gazeta Esportiva.com
·22 de janeiro de 2026
Filipe Luís rebate críticas e analisa volta do Flamengo principal

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de janeiro de 2026

O treinador Filipe Luís revelou um forte incômodo em sua primeira entrevista no Flamengo em 2026. Depois da vitória contra o Vasco, ele falou sobre a repercussão do seu processo de renovação contratual com o clube e comentou temas relacionados à antecipação da volta do time profissional.
Veja também: Todas as notícias do Flamengo Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Ao falar pela primeira vez após renovar seu vínculo contratual com o clube da Gávea, o treinador, atual campeão brasileiro e da Libertadores, afirmou que os profissionais do futebol que tomam decisões não podem ser taxados como “mercenários ou chutados pela porta dos fundos” e lamentou: “(Isso) me machucou muito”.
Quando perguntado sobre a grande polêmica que envolveu o Flamengo na semana, a volta do time principal e, consequentemente, do próprio Filipe à beira do gramado, destacou que em qualquer decisão existem riscos.
“Todas as decisões requerem muita coragem das pessoas que estão aqui para tomar, e por sorte, somos pessoas corajosas e assumimos os riscos que existem – e vamos enfrentá-los”, declarou.
Ao analisar a vitória sobre o rival, destacou que existem coisas para melhorar, mas avaliou o jogo da sua equipe como “espetacular”. Filipe também valorizou o esforço dos seus atletas para estarem em condições e elogiou o papel de liderança exercido por Bruno Henrique, o capitão do time, na motivação do elenco para o retorno dos atletas da equipe principal.
Destacou também o trabalho dos profissionais do clube que identificaram quais jogadores teriam condições físicas de estar em campo e quais não poderiam ir para a partida.
Outro ponto que gerou incômodo no comandante flamenguista foi o ”massacre” sobre a equipe sub-20, que realizou os três primeiros jogos do clube na temporada e somou apenas um ponto no Cariocão.
Além de sair em defesa dos garotos comandados pelo treinador Bruno Pivetti, elogiou o lateral Daniel Sales, único atleta do sub-20 que esteve em campo contra o Vasco.
“Eu confio em muitos jogadores que lá estão, e não porque perderam três jogos que são horríveis – tem muito jogador que, sim, serve – o Sales é um deles.”, falou.
Ao ser perguntado sobre a negociação por reforços, afirmou que o responsável pela montagem do elenco é o diretor esportivo, José Boto, e que Lucas Paquetá, grande desejo do clube carioca, é um jogador do West Ham, portanto, enquanto permanecer assim, irá respeitar o clube inglês.
Após pergunta sobre a entrada de Léo Ortiz no lugar de Erick Pulgar, Filipe afirmou que não enxerga o jogador, que se recuperou recentemente de uma lesão no tornozelo, como um volante, e que pretende sempre utilizá-lo na função de zagueiro.
Ainda no tema, o treinador deixou escapar a curiosa informação que o atacante Michael treinou como volante e “treinou muito bem”.







































