Filipe Luís tem sucesso por identidade com elenco, diz analista | OneFootball

Filipe Luís tem sucesso por identidade com elenco, diz analista | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·30 de abril de 2025

Filipe Luís tem sucesso por identidade com elenco, diz analista

Imagem do artigo:Filipe Luís tem sucesso por identidade com elenco, diz analista

O Flamengo definiu 2025 como um ano de poucos investimento em relação ao que vinha sendo nas últimas temporadas. Com contratações pontuais como a de Danilo e Juninho, e como deve ser a de Jorginho, o Rubro-Negro montou seu plantel baseando-se na ideia de manter as principais peças.

A comentarista Nathalia Ferrão viu mérito nisso, apontando que mal existem diferenças do time do ano passado, para o de 2025.


Vídeos OneFootball


"Quando me pergunto qual a diferença de elenco do Flamengo do meio do ano passado pra quase o meio desse ano, acho que não tem. Não tem um jogador... Só o centroavante, o reserva do Pedro, que é o Juninho. Fora isso, eu não lembro de jogadores diferentes pra montar um elenco", aponta Nath.

Assim, afirma que todo o mérito do sucesso que o time de Filipe Luís vem tendo até aqui, não está nos 11 iniciais estrelado ou no plantel recheado, mas sim na estrutura tática da equipe.

A comentarista aponta como os jogadores compraram a ideia do treinador, e por característica do elenco, Filipe Luís entendeu como orquestrar seus atletas.

"O mérito tá na estrutura tática. No que você emprega pro jogador, o que você compra dentro do treinamento, como você aplica isso, olhando pra característica do seu elenco, pra entender aonde você pode acelerar, aonde você não pode acelerar, aonde esse time pode entregar, aonde esse time não pode entregar. Acho que tudo isso tem muito o dedo do Filipe Luís", definiu.

Dessa forma, Nathalia define que o trabalho de Filipe Luís é de autoral e se baseia muito na identidade, na qual conseguiu construir/manter um plantel que combinasse perfeitamente de acordo co suas características como treinador e como pensa futebol.

"Em relação ao jogo. É um trabalho autoral, é um trabalho de identidade. Não é só mais um trabalho. É um trabalho muito identificado com a característica do elenco, por isso que dá resultado", analisou Nathalia.

Filipe Luís deve ganhar reforços no segundo semestre

Se no começo do ano contratações não foram o foco da nova gestão do Flamengo, para o segundo semestre, a expectativa é de nomes chegando ao Ninho do Urubu.

Atento às demandas do elenco, o Flamengo já definiu seus próximos passos no mercado da bola, mapeando ao menos quatro posições consideradas prioritárias para receber reforços.

Além de Jorginho, nome praticamente certo para reforçar o meio-campo rubro-negro, paralelamente, o clube procura um meia-armador capaz de dividir a responsabilidade na criação de jogadas com Arrascaeta.

Outro perfil de jogador desejado seria de um ponta com habilidade no um contra um e eficiência em espaços curtos.

Por fim, a lateral direita também está na lista de setores que devem ser reforçados. Muito por conta da eminente saída de Wesley, que desperta interesse de gigantes europeus, com o departamento de futebol já monitorando opções para preencher essa lacuna.

Saiba mais sobre o veículo