Filipe Luís um ano: próximos objetivos e o legado já deixado no Flamengo | OneFootball

Filipe Luís um ano: próximos objetivos e o legado já deixado no Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·02 de outubro de 2025

Filipe Luís um ano: próximos objetivos e o legado já deixado no Flamengo

Imagem do artigo:Filipe Luís um ano: próximos objetivos e o legado já deixado no Flamengo

Filipe Luís completou um ano como técnico do Flamengo. Não só da equipe rubro-negra, aliás, mas também como treinador profissional. Nesse tempo, podemos fazer um balanço do trabalho, que se mostra positivo para ambos os lados.

É possível dizer que o técnico começa a deixar um legado, e a tendência é que isso aumente até o final do ano. O treinador, afinal, pode conquistar Libertadores e Brasileirão. Mas antes disso, ele já venceu Copa do Brasil, Carioca e Supercopa. Em títulos, o trabalho já era um sucesso com meses de iniciado.


Vídeos OneFootball


Um ano de conquistas e amadurecimento

Filipe Luís, um ano como técnico do Flamengo, já somou três taças. Na Copa do Brasil, o técnico assumiu já nas semifinais. Ele ajudou o Mengão a passar pelo Corinthians, vencendo a ida por 1 a 0, e empatando a volta, fora de casa, por 0 a 0. A decisão foi contra o Atlético-MG, vencendo a ida por  3 a 1, e a volta, por 1 a 0. De cara, o treinador foi campeão com cerca de dois meses de trabalho, mostrando que era promissor.

Mas foi o Carioca e a Supercopa do Brasil que Filipe Luís conquistou como técnico do Flamengo integralmente, já que ele entrou no meio da Copa do Brasil.

A Supercopa acontece em jogo único, e a partida foi contra o Botafogo, então campeão brasileiro. No início de fevereiro, a equipe do novo técnico não deu chances para o rival: 3 a 1, com dois de Bruno Henrique e um de Luiz Araújo.

O título carioca em 2025 também foi totalmente de Filipe Luís: a final foi contra o Fluminense, e a ida foi vencida pelo Mengão por 2 a 1. O empate por 0 a 0 na volta deu a taça ao Rubro-Negro.

Nessas conquistas, Filipe Luís agora com um ano a frente do Flamengo, pôde sentir o sabor da vitória na beira do campo.

Como jogador, o perfil já era vencedor, e isso não mudou. Com apenas um ano na nova função, ele ganha experiência e já descobre como é vencer, conhecendo os atalhos, também, na casamata.

Próximos desafios do Flamengo com Filipe Luís

Com um ano como técnico do Flamengo, é preciso, agora, dar um passo além. A Copa do Brasil foi importantíssima, mas o sonho é Brasileirão e Libertadores.

Supercopa e Carioca são menos valorizados, e a prova de que a Copa do Brasil é considerada abaixo dos dois principais títulos é a importância que o próprio clube deu em 2025. O Rubro-Negro priorizou Brasileirão e Libertadores desde o início, caindo na Copa do Brasil, nos pênaltis, para o Atlético-MG.

Na ocasião, alguns jogadores considerados reservas foram utilizados. Um ano após ser anunciado como técnico do Flamengo, Filipe Luís lidera o Brasileirão com o clube.

Isso mostra que os outros títulos tiveram muito mérito do treinador, que mantém uma regularidade. A conquista do Brasileiro premia exatamente isso: o time mais regular durante o ano levanta a taça. Filipe Luís, com um ano como técnico do Flamengo, tem apenas sete derrotas.

Isso mostra que é difícil ser superado, maximizando as chances de título no Brasileirão caso a regularidade seja mantida nos últimos meses do ano.

Na Libertadores, foi suado, mas o técnico levou o time até a semifinal. O Mengão encara o Racing em busca de uma vaga na final em Lima, no Peru, onde Filipe foi campeão em campo, contra o River Plate, em 2019. Ele pode fazer história ao transformar o Mengão no primeiro brasileiro a ter quatro Libertadores.

Metas para o futuro

A principal missão, hoje, é voltar a ser campeão brasileiro. Seria o primeiro título de Filipe Luís como técnico nessa competição, mas como jogador, ele venceu duas vezes pelo Flamengo, em 2019 e 2020.

No entanto, já são cinco anos sem vencer o torneio. Esse talvez seja o principal desafio em 2025, colocado pelo clube desde o início da temporada como prioridade.

Outra meta é a consolidação de alguns jovens talentos das categorias de base. Filipe Luís vinha utilizando muito Wallace Yan, por exemplo. Mas após o pênalti desperdiçado na queda da Copa do Brasil, o jovem passou a ter menos minutos.

Se isso está ligado ao pênalti perdido, ainda não ficou claro. Mas um ponto que ainda falta é a maior utilização desses jovens.

O volante Evertton Araújo também perdeu espaço com as chegadas de Saúl e Jorginho, e o jovem que mais jogava, Wesley, deixou o clube para defender a Roma no meio do ano. Talvez mais nomes possam surgir e ganhar minutos no futuro.

Outra meta que está ligada diretamente aos títulos é a manutenção de um padrão de jogo sólido e reconhecível. Com um ano de Filipe Luís no comando do Flamengo, o time mostra ideia de jogo, e isso é o principal.

A equipe gosta de ter a bola, sair jogando de trás, atraindo os adversários para libertar espaços pelo meio, e muito mais.

São algumas características já bem reconhecíveis do time de Filipe Luís, que precisam continuar acontecendo. Caso tudo isso seja mantido, principalmente com a solidez e a baixa margem de derrotas, as chances são grandes de conquistar os títulos de 2025 e continuar vencendo em 2026.

O legado no primeiro ano e a projeção de continuidade

Com um ano de Filipe Luís como técnico, o legado já fica no clube. O treinador deixa marcas importantes. Os títulos ajudam no legado, e ele já está marcado na história como um dos treinadores campeões.

Esse legado pode aumentar ainda mais, podendo chegar a, pelo menos, cinco conquistas no total ao final de 2025. Caso vença a Copa Intercontinental, esse número pode aumentar ainda para seis.

O peso seria ainda maior, já que Carpegiani, até hoje, é o único técnico campeão mundial pelo clube. Na Libertadores, os nomes são os seguintes: Carpegiani, Jorge Jesus e Dorival Jr. Filipe Luís pode entrar nesse seleto grupo.

Antes disso, o legado é, também, de aproveitamento. Jorge Jesus marcou época no Flamengo, mas o ex-jogador parece fazer algo parecido, e com maior longevidade.

Isso porque o aproveitamento é impressionante: 74,40%. Se vencer, vencer, vencer, está no hino, também parece estar tatuado na alma do técnico flamenguista, que pouco descobriu o sabor da derrota.

E em uma das sete vezes que descobriu, acabou sentindo o da vitória, já que o time avançou contra o Estudiantes, nos pênaltis, após perder por 1 a 0 no tempo normal.

A identificação com a torcida também é uma marca de Filipe Luís desde os tempos de jogador. Ele foi ídolo em campo, recebendo até homenagem em mosaico 3D na despedida, em 2023, e os títulos conquistados desde 2019 reforçam a idolatria.

Um ano de Filipe Luís no Flamengo e os resultados são positivos. Mas uma permanência a longo prazo pode ser ainda mais benéfica.

Recentemente, o treinador recusou oferta do Fenerbahçe, e a cobiça europeia deve aumentar. Ídolo do Atlético de Madrid, ele é frequentemente ligado ao clube.

O Flamengo, por sua vez, ainda não renovou o contrato do técnico. Manter o jovem treinador é importante para alcançar um trabalho longevo e regular, deixando para trás os tempos em que o clube trocava de técnico constantemente e tinha dificuldades de se achar com um nome.

A comemoração é de um ano de Filipe Luís, mas a intenção precisa ser de mais temporadas com um comandante tão promissor.

Saiba mais sobre o veículo