MundoBola Flamengo
·24 de agosto de 2025
Finais de Brasileirão e Copa do Brasil mudam datas após decisão da CBF

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de agosto de 2025
Pensando na organização da temporada brasileira em 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez mudanças importantes no calendário. E a principal delas foi a antecipação da última rodada do Brasileirão, que saiu de 21 de dezembro para o dia 7 do mesmo mês.
E sobrou também para a Copa do Brasil, que foi jogada para depois do torneio de pontos corridos. Antes terminada em 9 de novembro, a competição terá o jogo de ida da final no dia 17 de dezembro, enquanto o duelo decisivo acontece dia 21.
O objetivo da CBF com as mudanças do calendário foi permitir que times brasileiros possam jogar a Copa Intercontinental caso um deles vença a Libertadores. A estreia do campeão da América do Sul está programada para o dia 10 de dezembro, data em que o Brasileirão ainda estaria rolando antes da mudança.
Agora, se algum time do Brasil vencer a Libertadores, poderá viajar tranquilo com o fim da competição. O adversário do campeão sul-americano será o Monterrey, do México, mas o palco da competição ainda não foi oficializado pela Fifa.
Com a eliminação do Botafogo para a LDU, na Libertadores, nenhum time brasileiro disputa simultaneamente a competição continental e a Copa do Brasil. Assim, a CBF optou por fazer a troca e deixar o fim do ano programado desde já.
Na competição mata-mata nacional, inclusive, haverá um longo intervalo. As quartas de final começam já nesta quarta-feira (27), mas as semifinais só acontecem em dezembro. As idas estão previstas para o dia 10, enquanto as voltas acontecem dia 14.
Após participar da Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo tenta se garantir em mais uma competição internacional. A Copa Intercontinental representa um formato repaginado do antigo Mundial de Clubes, que teve o nome dado à Copa do Mundo para evitar confusão. Assim, a nomenclatura antiga foi retomada.
E a Fifa vai repetir o formato inaugurado em 2024 para 2025. Desta forma, o time que for campeão da Libertadores precisará encarar três jogos antes de desafiar o campeão europeu — que só joga a decisão. A mudança aconteceu por pedido dos clubes do Velho Continente.
Após encarar o Cruz Azul na estreia da Copa Intercontinental, o campeão da Libertadores 2025 vai pegar Al-Ahli-SAU, Pyramids-EGY ou Auckland City-NZL. Caso passe ainda pela terceira partida, aí sim enfrenta o PSG, campeão da Champions League, no dia 17 de dezembro.
Ao vivo
Ao vivo