MundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025
Final da Libertadores: Conmebol tem 4 árbitros em mente para apitar Flamengo x Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025

Há 24 dias da final da Libertadores, a Conmebol já trabalha para decidir a arbitragem de Flamengo x Palmeiras. Até o momento, a entidade teria em mente o nome de quatro juízes e terá de decidir entre eles. Todos estrangeiros, surgem nomes polêmicos e que já prejudicaram o Rubro-Negro.
Os nomes pré-selecionados pela Conmebol para apitar a final da Libertadores são: Facundo Tello, da Argentina; Jesús Valenzuela, da Venezuela; Wilmar Roldán, da Colômbia; e Piero Maza, do Chile.
Todos esses já apitaram na Libertadores, obviamente, e estiveram em partidas importantes nas últimas fases. Considerados os melhores do continente, excluindo os brasileiros, claro, por conta da final, são os favoritos da Conmebol. Ainda assim, são nomes que não são unanimidades.
A última vez que Facundo Tello apitou um jogo do Flamengo foi no ano passado. Na ocasião, o argentino comandou a partida que decidiu a eliminação do Mengão diante o Peñarol. O confronto aconteceu nas quartas de final, no Uruguai, terminando em 0 a 0 (os uruguaios haviam vencido no Maracanã por 1 a 0).
Seu último jogo na atual edição da Libertadores foi justamente um do Palmeiras. Foi ele quem comandou o apito na vitória da LDU, por 3 a 0, sobre o time paulista. Na partida, ele assinalou um pênalti para os equatorianos.
Jesús Valenzuela foi o árbitro de Flamengo x Racing, na ida das quartas de final. Durante a partida, minou o jogo parando a todo instante, favorecendo a cera argentina. Mas no geral, não tomou, nem deixou de tomar, nenhuma decisão polêmica.
Considerado o melhor árbitro do continente, Wilmar Roldán é um dos principais cotados para apitar essa final de Libertadores. Dentre os quatro inicialmente selecionados, ele foi quem mais já apitou partidas do Flamengo. Ao todo são oito jogos de 2012 até hoje, onde aconteceram cinco vitórias rubro-negras, duas derrotas e um empate.
A última partida que apitou nesta edição da Libertadores, foi a classificação do rival do Flamengo para a final. O colombiano esteve no comando do apito na vitória de 4 a 0 do Palmeiras sobre a LDU. Na partida, marcou um pênalti para os paulistas.
Disparado a opção mais polêmica, o chileno Piero Maza acabou de prejudicar o Flamengo na Libertadores. Foi ele quem apitou o confronto que garantiu a classificação rubro-negra para final. Durante o jogo, expulsou de maneira bem controversa Plata, o que poderia ter custado a vaga na decisão e tirou o equatoriano dela.
Ao todo, ele já apitou quatro jogos do Flamengo. Nessas partidas, o Rubro-Negro venceu duas, empatou uma e perdeu a outra. Já do Palmeiras, ele apitou três, sendo dois nesta edição: empate com Universitário nas oitavas e vitória na fase de grupos frente ao Cerro Porteño.
Ao vivo


Ao vivo







































