Gazeta Esportiva.com
·05 de novembro de 2025
Finalista da Libertadores, Flamengo lidera crescimento nas redes sociais em outubro

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·05 de novembro de 2025

O Flamengo é o clube brasileiro que mais ganhou inscritos nas redes sociais no mês de outubro. Impulsionado pela vaga na final da Copa Libertadores, o Rubro-Negro liderou o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do IBOPE Repucom, com 341 mil novas inscrições.
O time carioca encabeçou o crescimento no Instagram, com 255 mil novos inscritos, no TikTok, com 100 mil, e no YouTube, com 50 mil. Além disso, consolidou-se como o maior entre os clubes brasileiros de futebol no Instagram, com 23 milhões de seguidores.
O segundo maior crescimento foi do Remo, que vive sequência positiva na Série B do Campeonato Brasileiro e aparece na zona de classificação para a Série A. Os paraenses tiveram cerca de 80 mil novas inscrições e registraram o melhor resultado na história. O Instagram e o TikTok foram responsáveis por 81% dos novos inscritos.
Finalista da Libertadores ao lado do Flamengo, o Palmeiras aparece na terceira posição do ranking, com 66 mil novas adesões no combinado de suas contas. O Instagram do clube foi o principal motor de crescimento em outubro.
O Mirassol ficou com o quarto maior crescimento ao contabilizar 62 mil novas inscrições, o melhor resultado do clube. 83% de todo o ganho do clube foi no Instagram (52 mil novas adesões). Além disso, avançou duas posições no ranking geral e ocupa o 43º lugar.
Fechando o top 5, aparece o Vasco, com cerca de 17 mil novas inscrições. O maior crescimento do Cruzmaltino foi no Instagram.
Considerando o saldo das 50 equipes analisadas, o resultado mensal representa o menor crescimento de toda a série histórica do estudo, desde julho de 2016. O principal fator para essa queda foi a redução expressiva no número de inscrições dos clubes brasileiros na plataforma “X” (antigo Twitter), que em outubro registrou uma queda de 735 mil inscrições.
Em setembro, os clubes nacionais já haviam experienciado um saldo negativo de mais de meio milhão de inscrições em suas contas na plataforma, totalizando cerca de 1,3 milhão entre setembro e outubro.









































