Fiorentina anuncia Paolo Vanoli como novo técnico | OneFootball

Fiorentina anuncia Paolo Vanoli como novo técnico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·07 de novembro de 2025

Fiorentina anuncia Paolo Vanoli como novo técnico

Imagem do artigo:Fiorentina anuncia Paolo Vanoli como novo técnico

A Fiorentina anunciou nesta sexta-feira a contratação do técnico Paolo Vanoli, que assinou vínculo com a equipe até o fim da atual temporada, em junho de 2026. O treinador de 53 anos chega para substituir o italiano Stefano Pioli, demitido após início de temporada ruim, sem vencer pelo Campeonato Italiano.

Presente no último título da Fiorentina, a Copa da Itália de 2001, Vanoli é considerado um jogador importante da história da Viola. Será o seu primeiro trabalho de técnico nesta temporada.


Vídeos OneFootball


Carreira de treinador

Vanoli começou a sua carreira de técnico em 2010, como auxiliar das categorias de base da seleção italiana. Ele passou pelo sub-17, sub-18 e sub-19, como assistente e assumiu efetivamente o sub-18, em 2013, e o sub-19, em 2015.

Após a Eurocopa 2016, tornou-se auxiliar de Antonio Conte na seleção italiana e o acompanhou durante cinco anos, passando por Chelsea e Inter de Milão.

Em dezembro de 2021, assumiu o Spartak de Moscou e começou sua carreira como técnico efetivo. Ficou seis meses no futebol russo, vencendo a Copa da Rússia, em 2022.

Após demissão no futebol russo, ficou um ano e meio no Venezia e 11 meses no Torino. Vanoli estava sem trabalhar desde junho deste ano. Nas estatísticas gerais da carreira profissional, o italiano comandou um time 126 vezes, venceu 54, empatou 32 e perdeu 40.

Quando ele estreia?

O ex-jogador já comanda a Fiorentina na próxima partida do Campeonato Italiano. Neste domingo, às 11h (de Brasília), a equipe visita o Genoa, no Estádio Luigi Ferraris, pela 11ª rodada da Serie. O jogo marca a estreia de Vanoli e do comandante do adversário, o ex-volante Daniele De Rossi.

Atualmente, a Fiorentina está na última posição do Campeonato Italiano, com três pontos, três a menos que o Pisa, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Saiba mais sobre o veículo