Flamengo anuncia contratação de Andrew | OneFootball

Flamengo anuncia contratação de Andrew | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·15 de janeiro de 2026

Flamengo anuncia contratação de Andrew

Imagem do artigo:Flamengo anuncia contratação de Andrew

O Flamengo oficializou, nesta quinta-feira (15), a contratação de seu mais novo reforço para a temporada 2026. Trata-se do goleiro Andrew, de 24 anos, que estava no Gil Vicente, de Portugal. Destaque no futebol europeu e convocado recentemente para a Seleção Olímpica, o arqueiro chega ao Mengão com status de sombra para Agustín Rossi, após a saída de Matheus Cunha para o Cruzeiro.

Andrew desembarcou no Rio de Janeiro nesta semana, realizou exames médicos e assinou contrato válido por quatro anos (até o fim de 2029).


Vídeos OneFootball


A negociação foi uma demonstração de força do departamento de futebol rubro-negro no mercado. Andrew tinha um pré-acordo encaminhado com o Botafogo, clube que o revelou, mas o Flamengo agiu rápido e convenceu o atleta e o clube português.

Para contar com o jogador de imediato (o contrato dele em Portugal terminaria apenas em junho) o Flamengo desembolsou 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,5 milhões na cotação atual). O Gil Vicente ainda manteve 10% dos direitos econômicos visando uma venda futura.

Bastidores da chegada de Andrew ao Flamengo

Em entrevista à Flamengo TV, divulgada nesta quinta-feira (15), o goleiro de 24 anos revelou uma história de vida entrelaçada com o clube, marcada por coincidências emocionantes e uma homenagem familiar que promete conquistar a Nação Rubro-Negra.

Nascido em Duque de Caxias, no Bairro Pilar, Andrew volta ao Rio de Janeiro para jogar no clube onde sua mãe trabalhou anos atrás.

Um dos pontos altos da conversa foi a revelação de como o negócio começou. Andrew contou que Filipe Luís e José Boto viajaram a Portugal para assistir ao duelo entre seu ex-clube, o Gil Vicente, e o Sporting. O goleiro, no entanto, duvidou que fosse o alvo.

"Eu falei: 'Ah, não, não é possível. O diretor e o treinador vão lá em Barcelos... Se fosse no estádio dos grandes... eu não levei fé. É uma mudança de patamar absurda", admitiu Andrew.

A ficha só caiu quando as mensagens de amigos e familiares começaram a pipocar no WhatsApp, confirmando o interesse do Mais Querido.

Relação familiar com o Rubro-Negro

O momento mais tocante da entrevista foi quando Andrew falou sobre sua mãe, Dona Dulcineia, já falecida. O goleiro revelou que ela foi funcionária do Flamengo, trabalhando na equipe de limpeza da sede da Gávea.

"Minha mãe trabalhou na Gávea, na equipe de limpeza, durante um ano e meio. E era torcedora do Flamengo, daquelas chatas, que cobrava a televisão achando que os jogadores iam ouvir", relembrou emocionado.

Para Andrew, vestir o Manto Sagrado é realizar um sonho que também era dela. "Se minha mãe estivesse aqui, seria uma coisa que eu gostaria de ver: o olhar dela para mim. Hoje não a tenho presente, mas a tenho no coração".

Escolha pelo número 42

O novo reforço também explicou o motivo de ter escolhido a camisa número 42. O que parece um número aleatório carrega um forte simbolismo familiar ligado ao seu pai, também falecido.

A coincidência começou com seu irmão, também goleiro, que recebeu a camisa 42 em sua estreia profissional porque "era a única que tinha". Depois, a família percebeu que 42 era exatamente a idade que o pai tinha quando faleceu.

"Quando fui fazer minha primeira partida como profissional, cheguei no estádio e meu número era 42 também. Ninguém me perguntou. Acabou por ser uma marca da família e graças a Deus tive sempre muito sucesso com ele", explicou.

Jogo com os pés

Vindo de uma temporada histórica no Gil Vicente, na qual alcançou a melhor pontuação do primeiro turno da história do clube e ficou 9 jogos sem sofrer gols, Andrew destacou que gosta de jogar com os pés e participar da construção das jogadas, característica fundamental para o esquema de Filipe Luís.

"Gosto de participar, de me sentir útil, não só defendendo chutes, mas ajudando a criar as melhores situações de ataque", finalizou. Veja a entrevista completa:

Saiba mais sobre o veículo